Menu

Vagner Sales une 15 partidos para eleger Iderley Cordeiro em CZS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma coligação poderosa
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), conseguiu armar uma coligação poderosa em apoio ao candidato que disputará a sua sucessão, o ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PMDB). São 15 partidos que estarão nas ruas com os seus candidatos a vereadores pedindo votos para Iderley. Os dois últimos partidos a entrarem na aliança foram o PDT, após uma conversa com o presidente regional, Luiz Tchê, e o PSDC, com o aval do deputado Eber Machado. Para o prefeito Vagner a formação da aliança se deu em cima do diálogo e da confiança como as coisas são tratadas, sempre com seriedade e cumprimento dos compromissos políticos.


O principal adversário do Marcus Alexandre é o seu partido
Ninguém, a não ser por radicalismo, poderá dizer que o Marcus Alexandre (foto) não cumpre um bom mandato. Dentro do atual contexto econômico está sim sendo um bom prefeito. É só acompanhar o cronograma de inaugurações de obras. Não se conhece um escândalo na sua gestão. O seu problema na disputa da reeleição não será nem tanto os candidatos da oposição, mas algo muito mais complicado de fazer o enfrentamento: o desastre em que se transformou a imagem do PT no país, com o desastrado governo da presidente Dilma com mais de 60% de rejeição. Como a oposição não terá muito a cobrar do Marcus no quesito realizações, a batalha a ser travada será ele tentar se descolar da péssima imagem do PT, e a oposição o mostrando na campanha e nos programa eleitorais com um representante do PT, ao qual é filiado. Que terá influência na eleição, o fato terá, nem se discute, não dá para medir ainda a que ponto.

Publicidade

Só se ficou loca
Recebi várias ligações de Brasiléia afirmando que a deputada Leila Galvão (PT) seria a nova candidata do partido para a prefeitura. A todas elas, a minha resposta foi: não creio nem um pouco, só se tiver ficado louca de trocar um bom mandato por um tremendo abacaxi.


Resolução zero
Mais uma residência foi assaltada. Um empresário peruano e sua família foram feitos reféns, levaram as coisas de valores e o carro queimado. A resolução destes casos continua zero. Quem rouba vende para alguém. Não se consegue nem mapear os receptadores? A cidade é dos bandidos. Não há como contrapor.


Atendimento social
A Santa Casa iniciou um atendimento na área de saúde grátis, nos bairros. Quem comanda diretamente as ações é o diretor-geral da entidade, Anderson Sandro, que será candidato a vereador pelo PDT. Ele é filho do ex-vereador José Alex, hoje o Provedor daquela unidade.


Desemprego em massa
Um dos mais importantes empresários da construção civil no Acre comentava esta se semana com um amigo que só a sua empresa demitiu 800 funcionários e não vê perspectivas imediatas para o setor deslanchar. A demissão de 800 funcionários atinge diretamente, por baixo 3 mil pessoas. São fatos que podem influenciar na eleição. A parte mais doída do corpo é o bolso.


Triste realidade
Um amigo que esteve esta semana em Brasiléia voltou deprimido com o abandono da cidade. Brasiléia antes, perto de Cobija, era uma metrópole e Cobija um bairro de periferia, hoje as coisas se inverteram; Cobija disparou em desenvolvimento e Brasiléia cresceu que nem rabo de cavalo, no rumo do chão.


Convite oficial
O ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) será convidado a se integrar ao projeto do PR. A conversa deve acontecer na próxima semana. No PR, Bocalon pode ter o que não terá no DEM, uma forte estrutura para disputar a prefeitura de Rio Branco. Um convite para ser avaliado.


Passando ao largo
O senador Gladson Cameli (PP), ao que indica tomou o rumo certo na sucessão municipal e está passando ao largo das confusões paroquiais de escolhas dos candidatos a prefeitos dos municípios. Para quem pode ser candidato ao governo em 2018, tem que agir desta maneira.


Colocando nos eixos
O que era uma central de reclamações transformou-se num lugar de soluções. O novo secretário de Finanças da prefeitura de Epitaciolândia, Anderson Hassem, aos poucos vai colocando as contas municipais nos eixos, negociando débitos e cumprindo compromissos.


Faltou combinar com a população
O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), pegou como padrinhos para ser o único nome da FPA a disputar a prefeitura, o senador Jorge Viana (PT) e o deputado federal César Messias (PSB). São padrinhos fortes, mas falta combinar com o povo, que rejeita sua gestão.


Ganha de capote
Caso a escolha do candidato a prefeito de Porto Acre se der por uma votação entre os partidos da FPA, Bené Damasceno (PROS) ganhará de capote do petista Zé Maria. Bené tem ainda ao seu favor ser o nome da preferência aberta do governador Tião Viana.

Publicidade

Porque não é dos piores
A eleição para a prefeitura de Tarauacá, com quatro candidaturas, como está se desenhando, só vai favorecer a reeleição do prefeito Rodrigo Damasceno (PT), que não é a última bolacha do pacote, mas enxugou a máquina municipal e não está entre os piores prefeitos da safra.


Cereja do bolo
O PT sabe que será difícil bater a oposição na disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul. Por isso jogará todo o seu peso principal na eleição de prefeito da Capital, a cereja do bolo de todas as eleições. Perder em Rio Branco poderá atrapalhar os planos petistas ao governo em 2018.


Antes tarde do que nunca
A presidente Dilma até que, enfim, foi sensata em uma fala, ao dizer que não governa só para o PT. Não foi às comemorações do aniversário de 36 anos do PT. Também, com as propostas do partido de elevar as despesas públicas é coisa de quem quer afundar mais a economia.


Coisa de desmiolado
Com é que com o Brasil quebrado, o PT ainda defendeu num documento, aumento de 20% aos valores pagos no programa bolsa-família. Só mesmo para fazer proselitismo político ou porque querem acabar de detonar a presidente Dilma. Uma das duas coisas.


É porque não tinha um resquício
Quando é para a Procuradoria Geral da República, que faz um pente fino e prende quem teve alguma participação na Lava-Jato, pedir o arquivamento da acusação contra o governador Tião Viana de ter levado propina na campanha, é porque não há resquício de qualquer ilegalidade.


Atestados de inocência
É o segundo atestado de inocência que o Tião Viana recebe. Um foi na “Operação G-7”, com dezenas de horas de gravações e nada encontraram. E agora foi na apuração da Lava-Jato.


Sibá, de novo não!
O deputado federal Sibá Machado (PT) agora encasquetou que democratizar a participação de outras empresas na exploração do Pré-Sal, não deixando só a Petrobrás, aprovado no Senado, é coisa dos EUA. Sibá, Sibá, a Petrobrás está quebrada e não tem dinheiro para investir.


Faz falta
A opinião é comum a todos os jornalistas que cobrem os trabalhos na Assembléia Legislativa: o ex-deputado Geraldo Maia (PT) faz falta ao partido nos debates. Maia fez certo em não disputar a reeleição, não estava na lista das candidaturas prioritárias da cúpula petista.


Como ainda se briga?
Quando vejo a queda real dos repasses federais aos municípios do interior, não sobrando dinheiro para investimentos é de se perguntar como é que, ainda se briga para ser candidato a prefeito? Ser prefeito hoje de um município pequeno só para quem é masoquista.


Legítimo, mas impróprio
As categorias estão no direito de exigir reajustes salariais. Mas é impróprio, num momento em que o governo do Estado se equilibra para não atrasar os salários dos servidores. A Dilma quebrou o Brasil e algumas cabeças parecem que ainda não entenderam o enredo do samba.


Não será candidato
O ex-prefeito Everaldo Gomes (PMDB) já comunicou aos mais próximos que, não disputará a reeleição. Foi talvez a decisão mais sábia que ele tomou após  chegar à prefeitura.


Pé na parede
Com todos os integrantes da cúpula do PCdoB com quem conversei ouvi a mesma posição, de que não abrem mão de indicar o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre, alegam lealdade ao projeto da FPA e a já ocuparem o espaço, com o vice-prefeito Márcio Batista (PCdoB).


Procure outro rumo
Como uma conversa sobre os comunistas puxa a outra, com a Perpétua Almeida (PCdoB) sendo candidata a deputada federal em 2018, se o ex-deputado Moisés Diniz (PCdoB) tiver as mesmas aspirações tem que mudar de partido. A prioridade será a candidatura da Perpétua.


Comete um erro primário
A carreira do deputado Raimundinho da Saúde (PTN) foi forjada no meio sindical. Está completamente errado se pensa que fazendo agrados ao governo e contra a ação dos sindicatos, terá o apoio oficial em 2018. Os ex-deputados do PEN entraram nesta e se ferraram.


Não deve aumentar
Eber Machado (PSDC), Eliane Sinhasique (PMDB) e Tião Bocalon (DEM) são os candidatos definidos pela oposição para disputar a prefeitura da Capital. A candidatura de Francineudo Costa (PSDB) deverá ficar condicionada ao seu bom desempenho nas pesquisas.


Ao gemil o que é do gemil
Não me furto as fazer críticas a um ato administrativo que se mostra falho. Ainda porque não é uma coluna da fila do gargarejo oficial. Mas, não posso também deixar de reconhecer acertos, como esta decisão do secretário de Saúde, Gemil Junior, em fazer visitas não programadas a todas as unidades de saúde de Rio Branco. Com certeza vai ouvir reclamações abundantes, que passam pelo péssimo atendimento aos pacientes até à falta de medicamentos. E somente desta forma é que terá de fato um Raio-X de como anda a Saúde, para poder se planejar. Se for pela cabeça dos assessores só vai escutar elogios. Por isso, o registro positivo: ao Gemil o que é do Gemil. E que ache solução para os problemas a serem encontrados.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido