Menu

O Abraço da Serpente, que concorre ao Oscar, entra em cartaz em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O premiado filme colombiano Abraço da Serpente e que estreia este mês em circuito nacional também estará na telona em Rio Branco (AC) entre os dias 25 de fevereiro e 9 de março em sessões exclusivas no Cine Teatro Recreio, localizado na rua Eduardo Asmar, segundo distrito da Capital, em frente ao Calçadão da Gameleira.

3b21a8ce-f65b-424a-ac05-fa8325aff1bb

Anúncio

O longa Abraço da Serpente é apenas o primeiro trazido ao Acre, entre os atuais filmes do cinema mundial. A iniciativa tem apoio institucional do Governo do Estado do Acre.

Filmar na floresta amazônica é muitas vezes sinônimo de grande dificuldade, o que foi o caso em O Abraço da Serpente. O diretor Ciro Guerra admite que ele quase desistiu das filmagens de tantos problemas que teve que enfrentar. “Assim que terminamos a primeira semana de filmagens, fiquei extremamente preocupado coma quantidade de problemas que tivemos que enfrentar. Tínhamos sido muito ambiciosos”, conta.

O filme nasceu da curiosidade de Ciro Guerra pela Amazônia colombiana, um vasto e misterioso lugar que representa metade da superfície do país. Apesar de ser colombiano, o cineasta não conhecia este lugar selvagem como muitos de seus compatriotas.

“No geral, a Colômbia não se interessa por esse saber, nem por essa forma de conhecer o mundo. É uma parte do nosso país que é subestimado, mas que, pelo que eu pude conhecer, me parece fundamental. Eu tive a ideia de contar uma história através do prisma desse encontro, mas a partir de uma perspectiva em que o personagem principal não é um homem branco, como de costume, mas um indígena, um aborígene”, destaca.

Independente de ganhar o Oscar ou não, na cerimônia do dia 29, O Abraço da Serpente já é um filme vitorioso. Afinal, esta é a primeira vez que a Colômbia é representada na maior festa do cinema mundial. E o que este quarto longa do talentoso diretor Ciro Guerra coloca em questão, por si só, é um recado – tanto para os Estados Unidos quanto para os países europeus – da sanha capitalista com que eles trataram a selva amazônica e sua população indígena.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.