Por Altino Machado
No Acre, que exporta madeira e onde uma quadrilha foi presa no começo do mês acusada de vender casas em conjuntos habitacionais populares, a história de Vanessa Francisca Pereira, de 33 anos, expõe a dramática realidade social no Estado.
Vanessa nasceu em Uberlândia (MG) e veio para o Acre aos 9 anos. Casou, mas separou há quatro anos e ficou com a guarda de seis filhos: Vitória, 15, Emiliane, 14, Natanael, 12, Kauã, 10, Ezequiel, 7, e Isabele, 3.
Vanessa morava numa pequena casa de madeira na rua Mário Maia, no bairro Defesa Civil, mas a casa desabou há três anos. Passou a ser assistida com aluguel social, mas, por causa da crise econômica, o governo estadual não paga os locatários há mais de seis meses.
Vanessa morava numa casa cujo aluguel era de R$ 400,00. Como o governo parou de pagar, ela foi despejada na sexta-feira de Carnaval.
Vanessa decidiu se abrigar com os seis filhos, na quarta-feira (17), sob uma lona na margem esquerda da Estrada Raimundo Irineu Serra, em frente à entrada da rua onde o terreno de sua propriedade está tomado pelo mato desde que sua casa desabou.
Vanessa estava com os filhos, recebeu a visita de assistentes sociais da prefeitura de Rio Branco e do governo do Acre, além do Conselho Tutelar. Foi ameaçado de perder a guarda caso continuasse no local com os seis filhos.
Vanessa contou com a solidariedade de duas vizinhas e cada uma abrigou três crianças.
Vanessa permanece sob a lona e um calor de aproximadamente 50ºC, recebe alguns donativos e cozinha num fogão improvisado no chão para ajudar a alimentar os filhos.
Vanessa quer apenas a doação de madeira para que possa construir. Solidários, os vizinhos disseram que a prefeitura de Rio Branco ou o governo do Acre não terão que se preocupar com a contratação de empreiteira.
Vanessa conta com a solidariedade dos vizinhos, que querem ajudá-la com as próprias mãos na construção da casa dela e das crianças.
Vanessa é da Assembleia de Deus.
Deus! ó Deus! onde estás que não respondes?
Em que mundo, em qu’estrela tu t’escondes
Embuçado nos céus?
Há dois mil anos te mandei meu grito,
Que embalde desde então corre o infinito…
Onde estás, Senhor Deus?…
(Castro Alves)
VANESSA TERÁ CASA
O secretário estadual de Desenvolvimento Social Gabriel Maia Gelpke viu a postagem sobre Vanessa Francisca Pereira. Gelpke elefonou para avisar que conversou ao telefone com Vanessa e enviou um assistente social ao local. – Vanessa aceitou deixar o local porque vai voltar a contar com assistência de aluguel social. Vamos buscar recursos para ajudá-la a construir a sua própria casa numa situação pontual. Ainda hoje ela vai receber uma cesta básica da prefeitura de Rio Branco. Na segunda-feira vou pessoalmente conversar com ela e vamos mobilizar todos os órgãos para dar uma solução definitiva para o problema dela – afirmou o secretário. Telefonei para Vanessa e ela agradeceu. Prometi visitá-la em breve e fazer uma foto dela a sorrir. A secretaria de Desenvolvimento Social assinou com Vanessa um termo em que se compromete a construir a casa dela no prazo de um mês.
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…