Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rasteira e cangapé na Frente Popular de Cruzeiro do Sul

Em uma frente comandada pelo deputado federal César Messias (PSB) e pelo representante regional do PT, no Juruá, Itamar de Sá (PT), está em curso avançado a “Operação Detona Josa”, que objetiva queimar a candidatura do deputado Josa da Farmácia (PTN) -foto – à prefeitura de Cruzeiro do Sul que, chegou a ser anunciado pelo governador Tião Viana em uma de suas últimas visitas ao município. O complô deverá ter um desfecho na reunião da FPA da próxima quarta-feira. Um dos argumentos dos que não querem Josa é de fórum íntimo e o outro é de que o que seu nome não teria penetração na juventude, além de preverem que não sairia bem nos debates na televisão, no horário eleitoral. O nome que querem para lhe substituir é o do contador Rômulo Grandidier, que nunca foi candidato a nada e tem seu relacionamento restrito às elites, sem qualquer afinidade com os votos da camada mais pobre da população. Não seria demais se dizer que, Grandidier é o candidato das famílias ricas de Cruzeiro do Sul.


Pressão desde o lançamento
Desde que foi anunciada a candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul do deputado Josa da Farmácia (PTN), que o coordenador do PT no Juruá, Itamar de Sá, tramou com os petistas do município para que o candidato fosse Rômulo Grandidier, e findou no convencimento.


Foi tudo uma grande ursada
Na verdade, o que estão fazendo com o deputado Josa da Farmácia (PTN), em descartá-lo, se trata de uma grande ursada, já que o incentivaram, deram o aval para a sua candidatura e agora querem, simplesmente, lhe puxar o tapete. Não levaram em conta a sua votação.


Toalha no ringue
Tirar a candidatura do deputado Josa (PTN) para colocar o deputado federal César Messias (PSB) no seu lugar teria todas as justificativas. Mas, trocar pelo Rômulo Grandidier, sem nenhum cacoete político, sem uma base eleitoral, indica que jogaram a tolha em Cruzeiro.


O pessimismo tomou conta
O pior que pode acontecer numa eleição é quando um partido, além de não ter um candidato com densidade eleitoral, como em Cruzeiro do Sul, e ver a eleição para prefeitura como praticamente perdida. O pessimismo liquida com qualquer candidatura.


Política ao longo prazo
Este programa a ser executado pelo governador Tião Viana de envolver todos os órgãos estaduais no combate à violência, com a presença das secretarias de ponta nos bairros é interessante e pode funcionar ao longo prazo, mas deveria ter um plano emergencial de combate à bandidagem, antes da sua execução.


A questão é imediatista
A cidade está dominada pelos bandidos, uma realidade da qual não se pode fugir, há que se ter uma reação mais imediata, como a que foi posta em prática quando do episódio da queima de ônibus, ou então vamos ter que ficar contabilizando quantos assaltos ocorrem num dia.


Não consigo assimilar
O que eu não consigo assimilar bem é como em Rio Branco, sendo uma cidade relativamente pequena, não se tenha um mapa da violência e de que bandidos estão por trás da maioria dos assaltos. Por mais que se explique, fica de difícil entendimento.


Companhias se escolhem
O prefeito Marcus Alexandre tem que ter uma maior liberdade na escolha de quem será o nome do vice na sua chapa, mesmo porque se for reeleito é com quem vai conviver durante quatro anos. O mais importante de um vice é ter uma afinidade com um prefeito.


Uma eleição muito disputada
Para o vice do Marcus Alexandre não pode ser qualquer um, mas alguém que congregue a FPA, esta será uma eleição até mais disputada do que as outras. E que se a chapa for vencedora não seja um adorno, mas que tenha uma função na administração.


Sebo nas canelas
O candidato a prefeito de Porto Acre pela FPA, Bené Damasceno (PROS), tem que fazer uma campanha bem certinha se quiser ganhar do candidato do PP, Daniel Nogueira. Com quem do município eu converso sobre o assunto, aponta Nogueira com amplo favoritismo.


Corrigindo uma injustiça
Não tenho problema algum de rever um erro na coluna. O secretário de Saúde, Gemil Junior, levou um familiar doente para tratamento em Goiânia, e foi à Brasília a chamado do governador Tião Viana de carro alugado, ficou num hotel, tudo sem despesas para o governo. Não foi especificamente buscar a liberação de emendas nos ministérios. Fica feita a correção.


Tudo conversa fiada
O vice-presidente Michel Temmer (PMDB) defendeu na sua visita ao Acre o partido ter candidato à presidência em 2018, com um plano para salvar o Brasil. Tudo conversa fiada. O PMDB é parceiro do PT nesta desgraceira econômica em que a Dilma transformou o país.


Como falar mal?
Como é que o PMDB pode pôr o dedo no nariz do PT se tem de cinco ministérios, centenas de cargos importantes no governo Dilma, e avaliza na Câmara e no Senado todos os projetos que levaram o Brasil ao caos? Vão procurar uma lavagem de roupa, deixem de empulhação.


No colo do MPF
O governador Tião Viana recomendou aos empresários e lideranças de Brasiléia que o procuraram ontem em seu gabinete para asfaltar a Avenida Marinho Montes, que peçam uma autorização do MPF, para fazer a obra, por se tratar de parte de uma rodovia federal.


Pedidos negados
O governador Tião Viana teve vários pedidos negados para executar a obra pelo prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes.


Tudo complicado, tudo misterioso
O senador Gladson Cameli (PP) comprovou que liberou dinheiro para o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, executar a obra, mas não foi feita e gerou até uma carreata de protesto esta semana. O melhor que o Tião Viana faria era não entrar nesta cazumbamba misteriosa.


Gravidez é o entrave
A médica Maria do Sandoval, cotada pelo PT para ser a candidata à prefeitura de Assis Brasil pode não aceitar o convite, por uma questão pessoal: a gravidez. Uma campanha exige esforço, embora a atual seja de apenas 45 dias. Ficou de dar uma resposta aos convites.


Boas referências
Da médica Maria do Sandoval a coluna só ouviu boas referências para ser candidata a prefeita.


O mínimo que poderia exigir
A deputada Leila Galvão (PT) é disparada a maior liderança política de Brasiléia, provou isso na última eleição. E tem sido uma deputada atuante. O mínimo que poderia exigir seria o seu grupo indicar o vice na chapa da candidata do PT, Fernanda Hassem, que não é indicação sua.


O jogo em Brasiléia não está decidido
Não se sabe ainda se a oposição se unirá em torno de uma candidatura que não tenha a imagem colada à atual administração municipal. Se conseguirem se unir em torno de um candidato com perfil independente, as pedras ainda não estão na mesa, emparelha, não tem nada ganho.


Pode dar este jogo
Uma boa fonte do PT me adiantou ontem que há uma tendência do partido lançar em Sena Madureira uma chapa, que tenha Charlene Lima (PV) para prefeita e Alan Areal (PT) de vice.


Quem mais vibrou
A escolha do Bira Vasconcelos (PT) para disputar a prefeitura de Xapuri foi uma vitória para a deputada Leila Galvão (PT), uma das que mais defendeu internamente a sua candidatura.


Compasso de espera
O quadro da oposição está em compasso de espera para confirmar se Tião Bocalon(DEM) será candidato à PMRB. Disse à coluna que será. Falta a confirmação oficial. No momento acompanha a mulher em delicado tratamento de saúde fora do Estado.


Apuração rigorosa
Tem que haver uma apuração rigorosa por parte do Ministério Público Estadual na apuração na morte desta criança em uma UPA da Capital. Foi tudo muito doloroso, muito comovente a cena do pai com o filho inerte no braço.


Prova de amadorismo
A confusão toda na escolha do candidato  prefeito de Cruzeiro do Sul dentro da FPA, só veio a confirmar o que a coluna tinha publicado, que predominou o amadorismo dentro do PT, no município. Não se justifica que um partido do tamanho do PT, com o governo na mão, não esteja hoje com um nome trabalhado para apresentar aos eleitores. Um dia anuncia um nome, em seguida se trama nos bastidores para lhe detonar, o que só favorece os partidos adversários. Pode acabar pagando com a derrota este erro infantil.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.