Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Friale descarta grande enchente no AC e RO

Diferente do ano passado, a previsão para 2016 é que não ocorra nenhuma enchente de proporções alarmantes, segundo informou o pesquisador meteorológico Davi Friale.


Em seu site, O Tempo Aqui, ele diz que não há perspectivas de ocorrência de chuvas intensas e generalizadas, pelo menos, até o final de fevereiro, no Acre, em Rondônia, na Bolívia e no Peru. Ocorrerão, somente, chuvas fortes, mas passageiras e localizadas. Apenas os rios Tarauacá e Juruá é que poderão transbordar, sem maiores preocupações. O rio Madeira é que apresenta a melhor de todas as previsões.


Segundo ele, a probabilidade de uma enchente alarmante é zero, pois não choveu e não há perspectivas de chuvas volumosas e contínuas em territórios boliviano e peruano, principais áreas de recepção de água pluvial que escoa para Rondônia.


Quanto ao rio Acre, seu nível baixou rapidamente, quase 5m em uma semana. No entanto, ele diz que o nível voltará a subir nos próximos dias, em decorrência das intensas chuvas que caíram nos vales do riozinho do Rola e do rio Xapuri, mas sem oferecer nenhum perigo imediato.


De acordo com Friale, a probabilidade de ocorrência de uma enchente de pequenas proporções é muito baixa e uma enchente de proporções alarmantes é zero. Ele diz que o rio Tarauacá voltará a subir, mas sem oferecer maiores preocupações já que não tem chovido muito na sua bacia hidrográfica.


Em Cruzeiro do Sul, após atingir 12,86m, o maior valor deste verão, até agora, seu nível vai continuar baixando e deverá ficar próximo de 10m até domingo, dia 21 de fevereiro.


Para chegar a essa conclusão, Friale ressalta que foram verificados o volume de chuva caído nos últimos dias, tendência de ocorrência de chuvas para os próximos dias, tamanho de cada bacia hidrográfica, velocidade de escoamento das águas fluviais, relevo na área de drenagem, temperatura das águas do oceano Atlântico – origem de 95% das chuvas da região – e a velocidade e direção dos ventos em todas as camadas da atmosfera.


Sair da versão mobile