Menu

Pesquisar
Close this search box.

​Estado do Acre apresenta avanços em alunos que concluíram o ensino médio na idade certa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Levantamento feito pelo Movimento Todos pela Educação (TPE), com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2014, mostram avanço nos pontos percentuais de alunos que terminaram o ensino médio na idade adequada, no Acre.


Em termos gerais, pouco mais da metade dos estudantes brasileiros consegue terminar esse período do estudo na idade favorável. A taxa de conclusão do ensino médio dos jovens até os 19 anos foi de 56,7% naquele ano.

Anúncios


A tendência é de melhora: nos últimos dez anos, o País avançou 15,4 pontos porcentuais na taxa. Em relação a 2013, o avanço foi de 2,4 pontos porcentuais. Em números absolutos, a evolução foi de 1.442.101 adolescentes para 1.951.586.


Apesar da evolução, o Brasil ainda tem dificuldades para cumprir as metas estipuladas pelo TPE e terá dificuldades para universalizar o ensino na idade certa. O Movimento calcula que, para que o país atinja 90% dos jovens nesta faixa etária com o ensino médio concluído até 2022, seria preciso, em 2014, que a taxa chegasse a 69% ­ mais de 12 pontos porcentuais acima do nível alcançado.


Se considerado o avanço na década, todos os Estados tiveram melhora em seus indicadores. Os maiores saltos foram registrados em Tocantins (32,3 pontos percentuais), Acre (29,5 pontos percentuais), Paraíba (29,4 pontos percentuais), Pernambuco (29 pontos percentuais) e Mato Grosso (27,1 pontos percentuais). Mas uma comparação entre os dados de 2014 e 2013 aponta que oito deles regrediram no período: Roraima, Espírito Santo, Paraná, Sergipe, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará, Piauí.


O ensino médio é um dos principais desafios da educação pública brasileira. Além de ter o maior número de alunos que não concluíram a etapa na idade certa, ­ o ensino fundamental é concluído por 73,7% (2,59 milhões) dos alunos até os 16 anos ­ é também a única etapa que enfrenta estagnação no indicador de qualidade da educação, o Ideb.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido