Categories: Notícias Rolante

Quem não pode pagar advogado enfrenta fila e longa espera na Defensoria

Por
João Renato Jácome

Sem ter para onde apelar, a solução é chegar cedo à fila da Defensoria Pública em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre. Sem dinheiro para arcar com os custos de um advogado, os cidadãos enfrentam a espera, e recebem do órgão a assistência jurídica integral. Isso, claro, após esperar por horas uma vaga para atendimento.


Um desses cidadãos é a dona de casa Maria Peregrina dos Santos, de 43 anos. Ela conta que precisou chegar pela madrugada na sede do órgão, e que acabou esperando oito horas na fila. O fato é que, ao entrar no local, foi informada que não seria mais atendida, devido ao número de outros usuários que haviam buscado os serviços.


“Isso aqui é uma vergonha. Esses defensores são pouco para atender toda a demanda. Fiquei várias horas lá na fila, mas acabei nem sendo atendida. Preciso que eles [os defensores públicos] me ajudem, mas é tanta gente que eles não estão conseguindo. A gente fica muito indignado com essa situação”, reclama a mulher.



Antônio Lima, de 49 anos, é outro popular que buscou os serviços do órgão estadual. Sem saber o que fazer, agora que não consegui vaga, ele teme ser preso por não pagar a pensa alimentícia da filha em dia. “Aqui eles só atendem 18 pessoas. Mais que isso, impossível. Pelo que dizem só tem duas defensoras aí, e elas não tão dando conta de todo o serviço”, comenta.


Procurada a Defensoria Pública justificou a demora, e destacou que são apenas dois defensores para daar conta de processos assinados por seis juízes. Ainda segundo o órgão, os atendimentos ocorrem apenas nas segundas, terças e quartas-feiras. Nas quintas e sextas-feiras, os trabalhos são feitos internamente. “Eu lamento profundamente.
Estamos trabalhando para que esse tempo de espera diminua. Nossos defensores estão dando o melhor lá em Cruzeiro, mas realmente são muitas demandas”, disse o corregedor da DPE, Gerson Boaventura.


Share
Por
João Renato Jácome

Últimas Notícias

  • Valterlucio B. Campelo

E agora?

Morreu o Flaviano Melo, talvez o mais importante político acreano de seu tempo, homem de…

25/11/2024
  • Cotidiano

Sine inicia semana oferecendo 94 vagas de emprego nesta segunda no Acre

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 94 vagas de emprego nesta…

25/11/2024
  • Cotidiano

Segunda-feira será quente, com sol, nuvens e chuvas pontuais no Acre

O tempo será quente, com sol, nuvens e chuvas pontuais predominando no Acre, segundo previsão…

25/11/2024
  • Extra Total

Acre registrou 1.473 partos prematuros em 2024

A campanha do Novembro Roxo, que visa a conscientização sobre a prematuridade, tem como tema…

25/11/2024
  • Destaque 1

Moradores expulsos de área no bairro São Francisco acampam na entrada da Assembleia

Pelo menos dez famílias que foram retiradas de uma área de do bairro São Francisco,…

25/11/2024
  • Tricas & Futricas

Último adeus

Centenas de pessoas passaram pelo palácio Rio Branco, para a última despedida do “velho lobo”,…

25/11/2024