Menu

Grupos pró e contra Lula se enfrentam em frente a Fórum em São Paulo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dois grupos de manifestantes, contra e a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entraram em confronto nesta quarta-feira (17), em frente ao Fórum da Barra Funda, em São Paulo. Um homem recebeu um golpe na cabeça e foi socorrido por outros manifestantes. Pouco antes, uma mulher chegou a ser atingida na cabeça e teve de receber atendimento médico.


fumaca

Publicidade

Lula e sua mulher, Marisa Letícia, iram depor nesta manhã sobre suspeitas de irregularidades em um apartamento triplex em Guarujá (SP). Mesmo com a suspensão da audiência, que foi decidida por integrante do Conselho Nacional do Ministério Público na noite de terça (16), manifestantes se reuniram diante do fórum.


Os grupos foram separados por um cordão de isolamento da polícia, mas isso não foi suficiente para evitar o tumulto. Os manifestantes jogavam objetos, como ovos e frutas, uns nos outros.


Veja o resumo do protesto:


– 8h40: manifestantes contra e a favor de Lula invadiram as duas faixas no sentido Centro da Avenida Abrahão Ribeiro. Eles bloquearam o trânsito da via em frente ao Fórum. Muitos manifestantes usaram sinalizadores com fumaça.


– 10h40: o clima ficou mais tenso quando integrantes de grupo contra o governo tentou encher o boneco gigante com a caricatura de Lula chamado de “pixuleco” e foi impedido por integrantes de grupos pró-governo. Os grupos arrancaram pedras da calçada e atiraram contra os outros manifestantes. A polícia reagiu com bombas e cacetetes para controlar a multidão.


– 10h50: Os ânimos se acirraram, e uma mulher levou uma pedrada na cabeça.


– 11h: os manifestantes deixaram a parte onde estava separados por grades e foram para o meio da avenida. A polícia precisou intervir.


– 12h40: Manifestantes contra o governo tentaram encher o boneco com a figura de Lula e o grupo a favor do governo, em maioria, avançou contra eles. Um homem recebeu um golpe na cabeça e chegou a ficar desacordado.


– 13h: Polícia usa bombas de gás para dispersar a multidão.


– 13h30: manifestantes começaram a se dispersar.

Publicidade

Feridos
Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos Populares, afirmou que quatro manifestantes pró-Lula ficaram feridos na confusão. Não há informações sobre o número de feridos do grupo que protestava contra o ex-presidente. A Polícia Militar vai fazer um balanço do número total de feridos e deve divulgá-lo ainda nesta tarde.


Entre os feridos está Frederico Bahia, que veio do Rio para participar da manifestação em apoio a Lula, ficou ferido na boca e saiu de cadeira de rodas do Fórum da Barra Funda. Ele foi agredido ao tentar furar o boneco “pixuleco” e foi levado à Santa Casa de São Paulo.


Ação da Promotoria
Os promotores do Ministério Público de Sâo Paulo que analisam o caso do triplex afirmaram nesta quarta que vão pedir a revisão da decisão de suspender os depoimentos de Lula e Marisa.


O promotor Cássio Conserino afirmou que o MP vai agir para “cumprir o objetivo de apurar os graves fatos envolvendo pessoas que se consideram acima e à margem da lei”.


Parlamentares
Após a suspensão da audiência, deputados petistas se reuniram no Instituto Lula em ato de desagravo ao promotor que intimou Lula a depor. “O Conselho Nacional do MP foi criado para evitar abusos da instuição e aquele membro que praticar algum abuso deve ser contido e o Conselho conteve este abuso que estava sendo cometido por este promotor”, disse o deputado Paulo Teixeira.


A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a deputados petistas que o apartamento triplex no edifício Solaris, no Guarujá, no litoral de São Paulo,não pertence a ele. O ex-presidente se reuniu com 21 deputados federais petistas no Instituto Lula, na Grande São Paulo, depois que seu depoimento no Fórum da Barra Funda foi suspenso.


“O presidente Lula está muito firme, seguro e convicto, e a bancada também”, disse a deputada. “Acreditamos muito nele e estamos juntos para esta batalha. Lula é muito transparente e nós acreditamos no que ele coloca. Ele falou claramente ‘não é meu o triplex, não é meu’”.


Imóvel no Guarujá
Em janeiro, o promotor Cássio Conserino afirmou que há indícios de que houve tentativa de esconder a verdadeira identidade do dono do triplex em Guarujá e que essa seria uma forma de encobrir o crime de lavagem de dinheiro. Os promotores suspeitam que a OAS, que assumiu a obra com a falência da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), reservou o imóvel para o ex-presidente Lula e sua família.


Quando foi reeleito, em 2006, Lula apresentou na declaração de bens uma cota de um projeto da Bancoop em construção no Guarujá, no valor de R$ 47.695.


O ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro, conhecido como Léo Pinheiro, também foi intimado e falará às 15h. Ele já foi condenado a 16 anos na Operação Lava Jato, recorreu e responde em liberdade. Mais tarde, às 17h, é a vez do engenheiro da OAS Igor Pontes prestar depoimento sobre o caso.


O G1 questionou a posição da construtora sobre os depoimentos e não obteve retorno até a publicação desta reportagem. Em janeiro, a OAS afirmou que não se posicionaria sobre a investigação em andamento.


Em nota divulgada em janeiro, o Instituto Lula disse que “são infundadas as suspeitas do Ministério Público de São Paulo e são levianas as acusações de suposta ocultação de patrimônio por parte do ex-presidente Lula ou seus familiares”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido