Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Aliado de Dilma Rousseff é reeleito líder do PMDB

O atual líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), foi reeleito para o cargo nesta quarta-feira (17). Aliado da presidente Dilma Rousseff, Picciani ocupará o posto por pelo menos mais um ano, após receber 37 votos favoráveis, derrotando Hugo Motta (PMDB-PB), que tinha apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e recebeu 30 votos.


O placar apertado refleta a atual divisão do PMDB, com parte da bancada favorável ao Planalto e parte lutando pelo impeachment de Dilma.


A favor de Picciani, contaram o apoio do governo e a ampliação da bancada na Câmara com o retorno de titulares que ocupavam cargos no Executivo e foram exonerados para participar das eleições de hoje à tarde. É o caso do ex-ministro da Saúde, Marcelo Castro, que foi indicado para a pasta por Picciani nas negociações com o Planalto na última reforma ministerial.


Reflexos

A escolha do líder do PMDB era uma das votações mais esperadas neste início de ano em função dos reflexos que o nome terá sobre as decisões na Câmara. O partido é da base de apoio ao governo, mas os parlamentares que queriam a saída de Picciani (RJ) defendiam também uma ruptura dessa aliança e alguns deles são publicamente favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff.


Sair da versão mobile