Menu

Aliado de Dilma Rousseff é reeleito líder do PMDB

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O atual líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), foi reeleito para o cargo nesta quarta-feira (17). Aliado da presidente Dilma Rousseff, Picciani ocupará o posto por pelo menos mais um ano, após receber 37 votos favoráveis, derrotando Hugo Motta (PMDB-PB), que tinha apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e recebeu 30 votos.

O placar apertado refleta a atual divisão do PMDB, com parte da bancada favorável ao Planalto e parte lutando pelo impeachment de Dilma.

Anúncio

A favor de Picciani, contaram o apoio do governo e a ampliação da bancada na Câmara com o retorno de titulares que ocupavam cargos no Executivo e foram exonerados para participar das eleições de hoje à tarde. É o caso do ex-ministro da Saúde, Marcelo Castro, que foi indicado para a pasta por Picciani nas negociações com o Planalto na última reforma ministerial.

Reflexos

A escolha do líder do PMDB era uma das votações mais esperadas neste início de ano em função dos reflexos que o nome terá sobre as decisões na Câmara. O partido é da base de apoio ao governo, mas os parlamentares que queriam a saída de Picciani (RJ) defendiam também uma ruptura dessa aliança e alguns deles são publicamente favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.