Conecte-se agora

Por que criar uma CPI da BR-364 se há denúncias no MPF e provas de irregularidades na CGU?

Publicado

em

PIZZA_01

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Nos próximos dias um novo pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os gastos com as obras da BR-364 deverá ser protocolado na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Este blogueiro gostaria de deixar algumas perguntas para os nossos bravos parlamentares estaduais que insistem em bater na mesma tecla, mesmo sabendo que há investigações e processos em andamento no Tribunal de Contas da União (TCU), no Ministério Público Federal (MPF) e na Controladoria-Geral da União (CGU).

Por que criar uma CPI da BR-364 se há denúncias no MPF e provas de irregularidades atestadas numa inspeção técnica realizada pela CGU?

Por que gastar tempo, dinheiro do contribuinte e muito papel se temos diversos órgãos responsáveis por investigar gastos com dinheiro público?

Não seria mais prático acionar os membros da bancada federal do Acre para pedir celeridade na apuração das denúncias que existem?

Onde foi parar o relatório final da CPI da Pedofilia instalada na Aleac? Quem são os acusados? Qual o resultado prático da investigação?

A verdade é que estas comissões não resolvem absolutamente nada. Todas são criadas como palanque político ou como forma de barganhar a obtenção de algum tipo de vantagem. Ao invés propor uma investigação de denúncias que já foram comprovadas pelos órgãos de controle, os deputados estaduais deveriam fiscalizar a aplicação dos recursos das obras em andamento, dos empréstimos que foram autorizados na Casa, do Programa Ruas do Povo que não cumpriu a missão de pavimentar todas as ruas de todas as cidades do Acre.

Quero pedir desculpas aos meus três leitores pela falta da pitada de bom humor neste assunto, mas a verdade é que nossos representantes no Poder Legislativo às vezes extrapolam suas prerrogativas, simplesmente para fazer firulas políticas, como é o caso da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a pensão vitalícia dos ex-governadores. Uma ação direta de inconstitucionalidade para acabar com o pagamento a ex-governadores tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e poderá ser julgada a qualquer momento.

Uma dica aos deputados estaduais: antes que tudo acabe em pizza, observem o que vem acontecendo no sistema de saúde pública de nosso Estado.

Eu não sei!
Um vídeo interessante para análise dos meus três leitores. Com qual políticos este cidadão pode ser identificado? Ele não sabe de nada, não viu nada, não escutou nada!


dog_01Ruas sem qualidade
O presidente da executiva municipal do PSDB, o professor Paulo Klein, ironizou o Programa Ruas do Povo, durante o lançamento da pré-candidatura do engenheiro florestal Francineudo Costa à prefeitura de Rio Branco. De acordo com o dirigente tucano, as pessoas não podem apoiar o calcanhar na pavimentação realizada pelo programa do governador Sebastião Viana (PT), que fica a marca. Ele afirma ainda que os cachorros não podem se coçar nas vias, porque podem errar a coçada e danificar a camada asfáltica.

zap_00
Parlamentares do Acre precisam aprender com Tiririca

viajantes_01
Os parlamentares do Acre poderiam se espelhar no exemplo do deputado federal Tiririca (PR), que apesar de ser considerado um palhaço, vem tratando com seriedade sua função de representante público na Câmara dos deputados, em Brasília, como um dos parlamentares mais assíduos no Congresso Nacional. De acordo com levantamento realizado portal Congresso em Foco, os três senadores do Acre estão entre os mais faltosos entre os meses de fevereiro e dezembro de 2015. Todos os senadores brasileiros acumularam 1.236 faltas no ano passado.

charge do blog

 

Acre

Policial reage a assalto em farmácia, mata um e fere outro a tiros

Publicado

em

O assaltante José Antônio da Silva, de 48 anos, foi morto com um tiro e Emerson Almeida da Silva, de 24 anos, ficou ferido após tentarem roubar a Farmácia do Consumidor na noite desta segunda-feira, 1°, na avenida Castelo Branco, situada no Centro do município de Senador Guiomard, distante 27 km da capital acreana.

De acordo com informações, um policial estava efetuando o pagamento no caixa da farmácia quando um criminoso entrou no estabelecimento e anunciou o assalto. O policial reagiu e entrou em luta corporal com o bandido. O segundo criminoso, também armado, derrubou o policial e ambos começaram a agredi-lo com chutes, socos e coronhadas. A vítima reagiu, puxou sua arma de fogo e efetuou dois tiros. Um projétil atingiu o abdômen do criminoso José Antônio e outro feriu de raspão a cabeça do bandido Emerson Almeida, que foi em seguida preso.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e quando os paramédicos chegaram ao local nada puderam fazer pelo assaltante José Antônio, que já se encontrava morto.

A farmácia foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. O corpo de José Antônio foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Rio Branco para os exames cadavéricos.

Na delegacia, os Policiais descobriram que os dois bandidos são foragidos da justiça por ter cortado a tornozeleira eletrônica e que Emerson já havia assaltado a mesma farmácia. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Acre

Puramente acreana, cerveja Altaneira é um das atrações da feira

Publicado

em

O mestre cervejeiro Daniel Izidro, da cervejaria acreana Altaneira, foi um dos entrevistados da noite na transmissão do ac24horas desta segunda-feira na Expoacre 2022, conduzida por Marcos Venícios e Jocely Abreu.

A marca está com stand montado dentro do parque de exposições, apresentando um produto que promete qualidade e frescor, além de carregar um selo puramente acreano.

Izidro explicou detalhes interessantes como o significado do nome da cerveja, que vem da Estrela Altaneira, da Bandeira Acreana, e do símbolo, que representa a Serra do Divisor.

Na sua primeira vez na Exposição, a Altaneira está apresentando duas opções de chopp, o pilsen e o premium, produzidos com água acreana e, segundo Daniel, sem conservantes e outros produtos do tipo.

Outro detalhe interessante explicado pelo mestre cervejeiro é a diferença entre o chopp e a cerveja, que está exatamente no fato de a primeira opção ser um produto fresco, sem pasteurização, processo que ocorre com a cerveja.

Continuar lendo

Acre

Primeiro dia de show na Expoacre 2022 tem trânsito intenso

Publicado

em

O trânsito na capital acreana desde o final da tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, até o início da noite, começou a ficar intenso conforme se aproxima o momento de abertura dos portões para o primeiro show da edição da maior feira agropecuária do Acre em 2022.

A movimentação dentro do Parque de Exposições Wildy Viana também é visivelmente maior que nas duas noites anteriores. Antes das 19 horas desta segunda já eram registrados engarrafamentos em alguns pontos da cidade, congestionamento em frente ao Parque e fila de pessoas na entrada da feira.

Segundo a RBTrans, são esperados mais de 5 mil veículos passarem na avenida de frente à Expoacre. Cerca de duas horas antes do início dos shows, o estacionamento da feira já estava tomado de carros.

Continuar lendo

Acre

Equipe volta a verificar vacinação na entrada da Expoacre

Publicado

em

O governo do Acre voltou a manter uma equipe da Vigilância em Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) na entrada do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, nesta segunda-feira, 1º de agosto, para verificar a carteira de vacinação, bem como as doses aplicadas contra o coronavírus ao público presente.

A medida foi retomada após reportagem do ac24horas flagrar os portões de entrada sem nenhuma exigência da carteira de vacina na segunda noite da maior Feira Agropecuária do estado, a Expoacre 2022. Até esse domingo, 31, havia apenas equipes de segurança privada realizando procedimento padrão de revista a quem acessava o parque.

A apresentação das doses de vacina contra a Covid-19 foi anunciada pelo governo estadual como uma das exigências para que as pessoas pudessem ter acesso ao evento com maior segurança em meio ao avanço no número de contaminados pelo vírus nas últimas semanas.

Esta segunda-feira abre a sequência de shows nacionais que devem ocorrer durante a feira, iniciando com o “Piseiro”, que terá apresentação dos cantores João Gomes, Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes, num show que deve durar cerca de 6 horas.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!