Categorias: CotidianoNotícias

​Proprietários de imóveis podem ser multados se ‘criarem Aedes aegypti’

Por
Da redação ac24horas

Proprietários de terrenos baldios e imóveis fechados, que possam se transformar em locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, podem ser multados. É o que estuda o governo federal para tentar frear a proliferação do mosquito.


A presidenta Dilma Rousseff encomendou um estudo à Advocacia-Geral da União para saber se cabe esse tipo de multa em nível federal já que o país está em uma situação de emergência de saúde. A informação foi repassada pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner.


A partir de hoje (15) até quinta-feira (18), 55 mil militares treinados percorrem 270 cidades do país dando continuidade à terceira fase de ações de combate ao Aedes Aegypti. No Acre, 1.743 homens do Exército auxiliarão as prefeituras de 10 cidades no combate ao mosquito. Em Rio Branco já foram vistoriadas 64 mil residências.


Nesta etapa, o reforço das Forças Armadas é uma ação direta de eliminação de criadouros do mosquito e envolve a aplicação de larvicidas e inseticidas com acompanhamento dos agentes de saúde. O mosquito é o transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika.


Do próximo dia 19 a 4 de março, as ações serão nas escolas, em uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Educação. Militares vão percorrer escolas públicas e privadas, além de universidades, levando informações aos alunos.​


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas