Menu

Entenda: quem puxa o saco perde a identidade e o respeito alheio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro petista Juca ferreira defende o aborto no Acre
O Ministro da Cultura do Governo Dilma, Juca Ferreira , na sua visita ao Acre criou uma polêmica e bateu de frente com as comunidades evangélicas e católicas, ao defender que mulheres com fetos com problemas de microcefalia tenham a permissão para abortar, se assim for o desejo. A tese do ministro é encampada pelas principais lideranças nacionais do PT. Se dependesse só dos votos do PT o aborto estava legalizado.  A liberação do aborto é um tema muito complexo e delicado, não deve ser discutido apenas à luz da religião. Mesmo porque se sabe que, já morreram milhares de mulheres brasileiras que recorreram às clínicas clandestinas para abortar. A princípio sou contra o aborto em condições normais, mas não é o caso das gestantes contaminadas pelo Zika, que não gerarão filhos sadios, mas com problemas para toda a vida. É um fato novo, diferente do contexto normal. Neste caso específico deveria ser dado às mulheres o direito de opção a não ter o filho.


Dezenas de e-mails
Recebi quase duas dezenas de e-mails elogiando a nota em que situei que a escolha do vice do Marcus Alexandre se daria de cima para baixo, sem a participação dos partidos nanicos. A escolha sairá mesmo do triunvirato Tião Viana, Marcus Alexandre e Jorge Viana. Sempre foi e sempre será assim: ao primeiro murro na mesa os partidos nanicos entram debaixo da mesa. Empregado não tromba com patrão.


A minha resposta
Um dirigente de um partido nanico me perguntou choroso se sabia o motivo pela qual não era prestigiado com cargos de confiança relevantes no governo? Resposta: “por só puxar o saco, quem puxa o saco perde a identidade e respeito alheio”.


Não foi só jogo de cena
A princípio todo mundo pensou ser jogo de cena, porque não teria coragem de peitar o governo e o PT, mas com o desenrolar dos fatos pode-se dizer ser a candidatura à PMRB do deputado Eber Machado (PSDC), para valer.  E tem feito uma campanha corrida diária.


Tempo é ouro na campanha
Caso o deputado Eber Machado (PSDC) acertar uma coligação com o PR, seria ele o grande beneficiado, porque de cara ganharia 8 minutos no tempo de televisão e rádio, que no horário eleitoral do TRE-AC  valem ouro. Sem falar que teria mais estrutura de campanha.


Candidatos do peito
O senador Jorge Viana (PT) tem dois candidatos definidos claramente: o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB) e o prefeito de Feijó, Merla Albuquerque (PT). Ambos têm algo em comum: apareceram mal em todas as pesquisas para prefeito até aqui realizadas.


Primeiro grande teste
O secretário de Saúde, Gemil Junior, vai começar a gestão com uma grave denúncia do Sindicato dos Médicos, na sua porta. Aponta que a situação na Maternidade “Bárbara Helidora” é de calamidade: faltam médicos, condições de higiene, medicamentos, leitos, e debita a morte de recém nascidos à falta de uma estrutura de atendimento mínimo.


Custo a acreditar
Custo a acreditar, e até me recuso, em debitar a denúncia do Sindicato dos Médicos a uma ação política. E a secretaria de Saúde não pode ir pelo caminho que tem ido até aqui, de querer desmerecer os denunciantes. Tem que checar e resolver os problemas, que são antigos.


O mínimo a se fazer
O mínimo que poderá ser feito em relação à denúncia dos Sindicatos dos Médicos, já encaminhada ao MP, é o novo secretário de Saúde, Gemil Junior, abrir uma sindicância para apurar a veracidade de cada ponto levantado e solucionar os problemas reais encontrados.


Não será impeditivo
Um importante aliado do prefeito Mano Rufino (PSB) me disse ontem não estar preocupado com a ordem do secretário e assessor político do PT, Carioca, ao PT de Sena Madureira, para apoiar a candidata Charlene Lima (PV): “com ou sem o PT, o Mano é candidato à reeleição.”


Discutir à exaustão, mas não se render
Segundo a mesma fonte, o prefeito Mano Rufino (PSB) vai buscar uma conversa com o governador Tião Viana para ter o aval do PT à sua reeleição. “Do Jorge Viana temos o apoio declarado. Vamos buscar o do Tião Viana. O certo é que o Mano disputa a reeleição”.


Aliança clara
O senador Sérgio Petecão (PSD) e o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) fizeram um pacto para 2018: Bittar disputará o governo e Petecão a reeleição. A meta é brecar uma possível candidatura do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) ao Senado.


Passo primeiro
Por conta disso o senador Sérgio Petecão (PSD) deverá estar no palanque do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso (PSDB), cuja vitória criaria dificuldade ao sonho de Vagner Sales de disputar o Senado, já que não teria mais a máquina da prefeitura.


Não fica sem mandado
Se a operação para detonar a candidatura do prefeito Vagner Sales der certo, este não ficará a ver navios: sairia candidato a deputado federal com boa chance de vitória e a eleição da mulher Antonia Sales (PMDB) para a Assembléia Legislativa é tida como certíssima.


Quebrando paradigmas
 O prefeito Marcus Alexandre não ficou pelos cantos reclamando da crise econômica como seus colegas do Acre e vem inaugurando obras e sempre gerando pautas positivas na imprensa. O segredo pode estar em não ter entupido a prefeitura de apadrinhados. E também por ser uma antítese à maioria dos dirigentes do seu partido, o PT: Marcos, diferente de outros petistas, cumpre sempre o que acerta com os aliados.


Não quer saber
O morador do bairro não quer saber se a Dilma destruiu a economia do Brasil, e com isso quebrou os Estados e Prefeituras, quer a sua rua limpa, sem buracos, sem lama, com iluminação pública, sem lixo, e não aceita desculpa de recessão econômica, cansou de promessa.


Com que cara, vão pedir votos?
Com que cara os prefeito Roney Firmino (PR), Rivelino Mota (PR), Ale Anute (PR), Otávio Vareda (PR), Betinho (PSDB), Jonas da Farmácia (PT) terão a coragem de subir no palanque e pedir votos para as suas reeleições, depois de suas desastradas administrações?


Uma sugestão ao Marcus Alexandre
Não adianta fazer campanha de combate à dengue, o morador fazer a sua parte, e os terrenos baldios, cobertos de mato, proliferarem. No Jardim Tropical tem vários com capim alto. Não seria a hora de notificar os donos para que deixem as áreas limpas? Ou vira foco de dengue.


A questão não é o diretor
Não existe hoje um órgão do governo mais em baixa com os moradores da zona rural que o DERACRE. Não porque o diretor-geral Cristovão Moura é incompetente, mas é porque como o órgão está quebrado, fruto da crise,  não lhe resta outra coisa a não ser prometer.


Zé promessa
Por conta disso é que quando o diretor do DERACRE, Cristovão Moura, chega a uma reunião na área rural é anunciado aos cochichos: “lá vem o Zé Promessa”. É assim que ficou conhecido. O Diretor DERACRE, para se ter uma idéia, andou em dificuldade para até pagar a energia.


Resultado prático
Como resultado prático os ramais estão intrafegáveis e não como há como escamotear.


Os dois mais ativos no mandato
Léo de Brito (PT) e Jéssica Sales (PMDB) são os dois nomes que sempre aparecem em pautas positivas na imprensa, porque, simplesmente, não ficam ociosos nos seus gabinetes em Brasília. É comum vê-los em ministérios buscando recursos, participando de comissões, sempre ativos


Pinçando a oposição
Os vereadores Marcelo Jucá (PSB) e Lene Petecão (PSD) são vereadores que, se não são excepcionais, não são omissos nos debates. Num parlamento é essencial na democracia que existam vereadores contestando e cobrando os atos dos prefeitos, ou vira uma geléia real.


Ligue para o Jorge Viana
Um amigo, que já foi vereador em Sena Madureira, me parou ontem de manhã no mercado e perguntou: “Qual a razão do senador Jorge Viana virar fã ardoroso do péssimo prefeito Mano Rufino (Sena Madureira)? Dei duas sugestões ao leitor: ligar para o Jorge Viana ou procurar um Pai de Santo para um jogo de búzios, porque é um mistério intrigante. Mérito político, não é.


Qual o mérito político?
Vejo como brincadeira quando se fala nos nomes dos secretários Henry Nogueira e Nil Figueiredo como opções para vice-prefeito na chapa do Marcus Alexandre. Não têm base política, os votos não cabem numa cuia de tacacá, e não acrescentariam nada.


Não importa o quadro
Com Aécio Neves (PSDB) no quadro como favorito em 2018, podem anotar e conferir: o Márcio Bittar (PSDB) será candidato a governador do Acre, não importando se o senador Gladson Cameli (PP) também queira ser. A não ser que o quadro nacional mude.


Lei é para ser cumprida
Ninguém poderá condenar os professores por exigir que o governo pague o piso salarial da categoria que agora é Lei. E Lei é para ser cumprida. Não se trata de radicalismos, mas de direitos.


O pau que bate em Chico, também bate em Francisco
Tudo o que se criticar da gestão do prefeito de Brasiléia, Everaldo Maia, não contesto. Mas, contesto a malícia de um boato que comprou vasta área de terra no trecho de Brasiléia-Assis Brasil, na localidade “Picadão”. Dando a entender ser com recursos públicos. Seus adversários do PT, deveriam antes da fazer a crítica lembrar que, a então prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, adquiriu centenas de hectares que começam no quilometro 30 da mesma rodovia, e nem por isso foi acusada de ilegalidade ou poder ser, pela compra das terras. No caso do Everaldo e da Leila não há prova de ato ilegal. Para se bater no Everaldo, tem que se bater na Leila. Ou não?


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.