Menu

Pesquisar
Close this search box.

Defendo candidatura única da oposição em Rio Branco, diz Rocha

O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha saiu ontem na defesa de uma candidatura única da oposição para a prefeitura de Rio Branco, sob o argumento que, há muito que os eleitores cobram a unidade dos partidos oposicionistas. Mas ressalva ser voto vencido no diretório municipal, que é a favor de um candidato próprio. “Vou acatar, mas o nome tem que se mostrar competitivo, nós não poderemos ter um candidato para fazer número”, se posiciona. Para o próximo dia 15 está marcado o anúncio oficial de Francineudo Costa (PSDB) como o candidato do partido e no fim do mês acontecerá o lançamento da candidatura. Francineudo será uma espécie de candidatura teste-drive, se não se mostrar viável nas pesquisas a tendência é que isso ocorrendo seja sacado e entre em discussão o apoio a um nome de outro partido, pondera Rocha. Ressalta que até lá o tucano será mantido.


Uma posição pertinente
A decisão do deputado federal Werles Rocha (PSDB) é ponderada. Um candidato majoritário tem que se mostrar viável. Ter uma candidatura própria só para ter é um egoísmo político infantil, coisa de amador. Ou o Francineudo Costa se viabiliza ou será sacado da disputa.


Só falta o bicudo no traseiro
O PT aos poucos vai tomando de assalto o PDT. Colocou na presidência do diretório municipal o Chicão Brígido (PDT), que só faz o que o PT manda e tem lá outro falso PDT, Henry Nogueira, que já tentou dar um golpe e tomar a presidência. Não demora e o Luiz Tchê levará um bicudo.


Convertido ao islamismo petista
Quem conheceu o presidente do PDT, Luiz Tchê, independente em suas posições na Aleac e vê hoje o moço rendido ao PT, dizendo não querer mais briga com ninguém, que é melhor puxar saco que puxar carroça, fica estupefato. Tchê é hoje um convertido ao islamismo petista.


Faca no pescoço
Conversei ontem com um integrante da cúpula do PCdoB sobre a questão da escolha do nome do vice da chapa do prefeito Marcus Alexandre e me garantiu que o partido vai com “a faca entre os dentes” ao debate com o PT, brigar para que o espaço da vice seja mantido na PMRB.


PT está na mão
No decorrer da conversa, o comunista ressaltou que a questão da vice permanecer com os comunistas é que podem ficar com a prefeitura da Capital, se Marcus Alexandre se reeleger e depois renunciar para disputar o governo em 2018. “O PT não tem como nos negar”, garantiu.


 Data livre
Com a aprovação do requerimento de convocação do secretário de Habitação, Jamil Asfury, para falar na Assembléia Legislativa sobre a venda de casas na “Cidade do Povo”, ele poderá já ocupar a tribuna na sessão da próxima terça-feira se assim decidir. É bom que vá bem rápido.


Manda quem tem mandato
Uma figura expressiva do governo comentava ontem que a “rebeldia” do presidente do PHS é para conseguir “chuva no roçado”. “Como quer se comparar ao PSB e PCdoB se o PHS não tem um deputado, um vereador na Capital”?. E findou: “na política manda quem tem mandato”.


Atrito superado
O ex-prefeito Zé Maria (PT) perdeu o cabo-de-guerra dentro do partido e não terá legenda para ser candidato a prefeito de Porto Acre, como queria o deputado federal Sibá Machado (PT). O PT vai apoiar a candidatura do ex-deputado Bené Damasceno (PROS).


Padeiro sapateou na maionese
O ex-prefeito do Bujari, Clóvis Melo, é o nome que o PT tem em mente para ser o candidato a prefeito do Bujari, já que o prefeito Tonheiro (PT) desistiu. Mais uma vez o ex-prefeito Padeiro (PSB) sapateou na maionese e não terá o apoio petista à sua candidatura, como sonhava.


Faca no pescoço, só com café no bule
O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), antes de “exigir” do governador Tião Viana uma declaração de apoio à sua reeleição, precisaria aparecer bem nas pesquisas, que o mostram com 70% de rejeição. Na política, só coloca faca no pescoço quem tem café no bule.


Como justificar
Como é que o PT vai justificar o apoio ao prefeito Mano Rufino (PSB) em baixa popular e não apoiar a candidata Charlene Lima (PV) bem colocada nas pesquisas dentro da FPA? Seria como que se inverter a lógica da preferência popular. É um problema a ter que se resolver logo.


Exatamente o que vai acontecer
Quem melhor definiu a situação da oposição em Sena Madureira foi o deputado Ghelen Diniz (PP): “se sair com mais de uma candidatura perde para o candidato do PT”. E isso se mostra nas pesquisas com Mazinho Serafim (PMDB) e Toinha Vieira (PSDB) num empate técnico.


O único que escapa
Dos prefeitos cooptados pelo PR, o único que disputará a reeleição com chance de sucesso é o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, os demais podem até ganhar, mas se isso acontecer é porque os moradores de seus municípios gostam de sofrer. Fazem gestões desastradas.


Quando o povo fala….
O diretor-geral do HUERB, Rodoson Sousa, se encaixou bem no cargo. Em várias ocasiões ouvi opiniões favoráveis à forma como trata os que o procuram. Assim é que deve ser, mas alguns ocupantes de cargos de confiança do governo se acham as últimas bolachas do pacote. No mínimo, são pães mofados.


Candidato a vereador
Edson Bittar (PSDB), irmão do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) será um dos candidatos a vereador de Rio Branco pela chapa tucana. Só que vai ter que se eleger, ou o desgaste e as gozações cairão nos ombros do irmão Márcio.


Só para o Márcio
O ex-prefeito de Acrelândia, Tião Bocalon (DEM), só abriria de ser candidato a prefeito de Rio Branco se fosse para o Márcio Bittar. Deixou isso claro na última conversa que ambos tiveram.


Limpa geral
A nova presidente do PR, ex-deputada federal Antonia Lúcia, fez um limpa geral nos quadros do partido. O ex-presidente Iderley Cordeiro (PMDB) ainda tentou emplacar seu irmão na presidência do diretório municipal do PR em Cruzeiro do Sul, mas lhe foi negado.


Cangapé no PV
O que circula nos bastidores da política em Sena Madureira é que o vereador Mastrô (PV), estaria deixando o partido para se filiar ao PSDB e ser o vice de Toinha Vieira (PSDB), levando com ele o grupo do vereador Raimundo Sales (PV). É bom a Charlene Lima ficar atenta a isso.


Jogo limpo
Outra notícia de Sena Madureira é que o secretário e coordenador político do PT, Nepomuceno Carioca, reuniu o diretório do partido e deu a mensagem bem clara: – a nossa candidata para a prefeitura é a Charlene Lima. Jogou claramente, como é o seu estilo.


Único que uniria
Já conversei com dirigentes de todos os partidos da oposição sobre a questão da candidatura única à PMRB. E foi unanimidade: “muito difícil, o único nome que poderia unir os partidos neste momento seria o Márcio Bittar (PSDB), mas ele não quer. Nenhum outro unirá”.


Também foi unanimidade
E também foi unanimidade entre os dirigentes da oposição com os quais conversei que, não será fácil bater o prefeito Marcus Alexandre, porque mesmo na crise econômica continua se movimentando e criando uma agenda positiva para a sua administração.


Só com um acidente de percurso
O que sempre ouço sobre a eleição para a prefeitura de Senador Guiomard é que se não acontecer nenhum acidente de percurso, a briga vai ser entre André Maia (PSD) e Ney do Miltão (PRB), como a coluna já antecipou em edições passadas.


Chapa da morte
Dr. Jackson Ramos, Manoel Lima, vereadora Rose Costa, vereadora Graça da Baixada, Rodrigo Forneck, Socorro Lima, Socorro Ribeiro, Rita Paro, vereador Ismael, só por estes nomes já dá para se avaliar o potencial da chapa do PT para vereador de Rio Branco. Todos com esquemas.


Não entro no pessoal
Desculpe o leitor que mandou e-mail detalhando os supostos motivos que levaram o Procurador Armando Melo a pedir para deixar o cargo de secretário de Saúde, mas se há algo que passo longe é da área familiar. Por isso, não publico. É a linha desta coluna.


Os caciques decidem, os índios dizem amém
O PT não pode mais empurrar com a barriga sobre a escolha do nome que será o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre. Digo o PT, porque os demais partidos são apenas áulicos dos petistas dentro da FPA. Essa conversa que a decisão sairá de um consenso do Conselho Político da FPA é a mais pura lorota. Este “Conselho” é de fantasia, existe apenas no nome e nada mais do que isso. O vice vai ser de uma conversa entre Tião Viana, Jorge Viana e Marcus Alexandre, que chegarão na reunião dos partidos, anunciarão o ungido e todos dirão amém e sim senhor.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.