Categories: Destaque 2 Notícias

Arrastão mobiliza Bahia Velha contra dengue, zika e chikungunya

Published by
Da redação ac24horas

O prefeito Marcus Viana coordenou nesta sexta-feira, 12, o 6º Arrastão de Combate ao Aedes Aegypti, realizado desta vez no bairro Bahia Velha. A operação contou com a presença de cerca de 250 homens e mulheres das secretarias municipal e estadual de Saúde, SEMSUR, Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros. O bairro é um dos 20 onde há maior índice de infestação do mosquito na capital. A concentração ocorreu pela manhã na Rua Mem de Sá.



“As pessoas não podem se descuidar”, alertou o sargento Éder, do 7º Batalhão de Engenharia e Construção, líder de um grupamento que visita residências e casas comerciais em busca de focos do mosquito que transmite doenças perigosas como a dengue, a febre Chikungunya e o vírus zika – as duas últimas ainda em fase de detalhamento de parte da ciência. As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. A dengue e a chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a dengue se destaca pelas dores nos corpo, a chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.



 


O primeiro sintoma da dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos. Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.


De posse dessas informações, os grupos percorreram todo o bairro como também localidades vizinhas, visitando imóvel por imóvel. Além da inspeção nos quintais, em busca de vasilhas e objetos que possam acumular água, os quais acabam servindo de criadouro para o Aedes. As equipes aplicaram larvicidas em caixas d’água que ficam no solo e orientaram os moradores quanto ás formas de evitar a doença e os sintomas das três doenças. “Estamos aqui, neste grande adjunto, para combater o mosquito transmissor”, disse Marcus Alexandre em visita à residência de dona Carmelita Leitão. “É muito importante que eles venham e nos ajudem com esse problema”, disse Carmelita.



NÚMEROS


64Mil –  imóveis já foram visitados pelos arrastões contra o Aedes aegypti em Rio Branco.


5 – É o nível de positividade de dengue em Rio Branco, queda de 8 pontos em relação ao fim do ano passado. A derrocada dos casos mostra que o trabalho da Prefeitura está no caminho certo.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Petecão destina R$ 1 milhão para custeio de ações da Assistência Social de Brasiléia

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, o empenho de recursos federais no valor de R$…

29/04/2024

Neri joga água na farofa de Bocalom e PSDB quer Vanda como vice

O CENÁRIO político da sucessão municipal que estava um marasmo, pegou fogo com uma entrevista…

29/04/2024

Gladson Cameli firma ordem de serviço para construção da unidade de Defensoria Pública

O governador Gladson Cameli esteve presente nesta segunda-feira, 29, na cerimônia de assinatura da ordem…

29/04/2024

Para PP não ser vice de Bocalom, Socorro Neri põe seu nome para concorrer à prefeitura

A possibilidade do Progressistas, com o secretário de governo, Alysson Bestene, abdicar da candidatura majoritária…

29/04/2024

São Paulo e Palmeiras empatam em jogo com ‘abraço da paz’ e disputas duras

São Paulo e Palmeiras empataram por 0 a 0 na noite desta segunda-feira (29), no…

29/04/2024

Web critica sertanejos como Luan Santana, Chitãozinho & Xororó e mais no Rock in Rio 2024

Pela primeira vez, o Rock in Rio contará com um dia de festival dedicado a…

29/04/2024