Menu

Gemil se reunirá hoje com Sebastião para definir ida para Sesacre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Como não é mágico, poderá entrar numa roubada
Em nada vai melhorar ou acrescentar à gestão da Secretaria de Saúde, saindo o Procurador Armando Melo e entrando o atual diretor do DETRAN, Gemil Junior, pelo simples fato do problema da pasta não ser de gestão como alguns costumam sustentar, mas da secretaria não ter recursos os necessários para atender todas as demandas. Na atual crise, será seis por meia dúzia. Para se ter uma idéia, o ESTADAO veio com uma matéria em que aponta que o Acre é o Estado da Região Norte que mais perdeu recursos do FPE. Vive hoje na base do cobertor curto. Não está em discussão a capacidade do Gemil, que se mostrou um bom gestor no DETRAN, o problema é que na área a Saúde não se improvisa e nem se faz mágica, quando falta recurso o atendimento à população perde a qualidade e a eficácia. E comparar a gestão do DETRAN com a gestão da Saúde é comparar pilotar um teco-teco a pilotar um Boeing. Por tudo isso, acho que o Gemil pode até estar aceitando o cargo para massagear o seu ego, mas com essa crise econômica, poderá estar entrando numa roubada. Espero que eu esteja errado.


Conversa final será hoje
Gemil Junior confirmou ontem à coluna que houve sim a sondagem do seu nome para ser secretário de Saúde, o que deverá ser definido numa conversa hoje com o governador Tião Viana. Considera a nova missão um desafio comandar a pasta mais complicada de todo governo.


Sem o mínimo fundamento
O deputado Daniel Zen (PT) descarta o boato de que poderia voltar a ser secretário de Educação. “Sem nenhum sentido” – refutou. E quanto ao boato de ser vice do Marcus Alexandre foi pragmático: “vice não se convida, vice é convidado, e eu não fui”, dispara.


Burrice política
Tirar o Daniel Zen da Assembléia Legislativa é uma tremenda burrice política. Está muito bem na liderança do governo. E dentro da base da FPA é o que melhor faz a defesa do governo e o contraponto aos ataques da oposição.


Tio mau
Recebo e-mail de Marcos Venícios Ferreira, de Porto Walter, dando outra versão sobre nota na coluna entre briga na família Barbary. Diz que as críticas do tio Jorge Barbary contra o sobrinho e prefeito Zezinho Barbary são pessoais, por o prefeito ter acabado com o assistencialismo na prefeitura. Ambos não possuem bom relacionamento. Acrescenta que o tio Jorge Barbary trabalha para colocar na prefeitura o candidato Marcos Tavares (PT), apoiado por aliados do ex-prefeito Neuzari Pinheiro.


Falando nisso
E falando em base do governo na Aleac, esta precisa melhorar muito na defesa do atual projeto da FPA. Na primeira legislatura foi pautada pela oposição. Mesmo minoritária, a oposição atua em bloco, e os deputados da FPA, na base de cada um por si.


Endereço errado
Aviso aos que mandam e-mails oficiais para a coluna: quem tem que defender secretários ou divulgá-los não é este espaço, mas o batalhão de assessores de Comunicação, com média salarial grande, recebendo em dias, espalhados pelas secretarias. Estão errando o endereço.


Trabalho dobrado para limpar a imagem
Quem conhece o secretário de Habitação, Jamil Asfury, sabe ser um cidadão sério, acima de bandalheiras. O problema não é esse. Na camada baixa da população inscrita no programa “Cidade do Povo” a sua imagem não é nada boa, por conta da descoberta de venda das casas.


Um pequeno exemplo
No último sábado, numa roda de feirantes o tom da conversa era que: “só ganha casa na Cidade do Povo quem paga”. O secretário Jamil tem que ocupar todos os espaços na mídia para se descolar da imagem que vendeu casas, já que o sistema de Comunicação do governo não o defende.


Sua ligação é com o pt
O prefeito Marcus Alexandre, segundo informações à coluna, teria recomendado ao vereador Aretêmio Costa (sem partido) a procurar o PR para uma conversa com sua direção. Só que não dará o que o PR quer, compromisso para apoiar Antonia Lúcia (PR) à Federal em 2018. É atrelado ao PT.


Dilema de ter mandato
Nenhum partido nanico abriu as portas para o vereador Artêmio Costa se filiar. E com razão, como presidente da Câmara Municipal de Rio Branco tem uma máquina na mão, o que lhe garantiria a vitória. Vai acabar lhe restando entrar na chapa do PT e correr o risco de derrota.


Num mato sem cachorro
Quem poderá também entrar numa fria é o vereador Alonso Andrade, que deixou o PSDB e se filiou ao PV. É muito difícil que, algum dos partidos nanicos queira fazer coligação com o PV, tendo ele na chapa, o que pode lhe restar entrar na chapa petista, onde só tem cobra criada.


 Mirando a pmrb
Outro que procurou o PR para uma conversa foi o vereador Raimundo Vaz, que teve um longo papo com a presidente Antonia Lúcia (PR) sobre ser candidato a prefeito pelo partido.


Compromisso com ninguém
Conversei ontem com o presidente do diretório municipal do PR, médico Carlos Beirute, sobre como andam as alianças para a eleição deste ano. Foi textual: “vamos conversar com todos os partidos, buscar coligações, mas não temos nada fechado com nenhuma sigla”, explicou.


Nome à disposição
Carlos Beirute reiterou que o seu nome continua como candidato a prefeito de Rio Branco.


De irmão para irmão
O vereador Gabriel Forneck (PT) não disputará a reeleição, será substituído pelo irmão e secretário municipal, Rodrigo Forneck. Em questão de qualidade política não haverá perda.


Nome a ser trabalhado
Num papo rápido num restaurante da cidade com o presidente do PT, Ermício Sena, este confirmou o que a coluna já tinha dado: “o deputado Ney Amorim (PT) é um nome a ser trabalhado para ser candidato ao governo em 2018”. Não é voz solitária na cúpula do governo.


Tendência é não aceitar
Se depender da direção do SINTEAC, a proposta de reajuste à categoria de 11% divididos ao longo de 3 anos, não será aceita pelos professores e o ano letivo não será aberto segunda-feira. Pelas informações da área financeira do governo não há condição de subir o reajuste.


É bom não brincar com fogo
Leio declaração do deputado Josa da Farmácia (PTN) de que deve polarizar com o candidato Henrique Afonso (PSDB) na disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul. É bom o Josa se lembrar de que, por trás da candidatura de Iderley Cordeiro (PMDB), está o prefeito Vagner Sales.


Em hipótese alguma
A força política do prefeito Vagner Sales (PMDB), provada nas suas duas últimas vitórias para a prefeitura, não pode ser menosprezada. A candidatura do Iderley Cordeiro (PMDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul não pode ser analisada fora deste contexto.


Jogo de cartas marcadas
Em política não existe o definitivo, mas pela forma como as coisas estão se conduzindo dentro do PMDB, a tendência dentro do partido é no sentido de que a vice da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) seja a Marfisa Petecão (PSD), imposição do marido Petecão para a aliança.


Fregueses da “Boi Cagão”
A maioria das cabeças que integram hoje os diretórios do PMDB são fregueses dos churrascos da Fazenda “Boi Cagão“ do senador Sérgio Petecão (PSD) e defensores do PSD indicar o vice da chapa peemedebista que disputará a PMRB.


Boca de fumo ao ar livre
Atenção, comando da Polícia Militar! Por falta de um policiamento mais ostensivo a Praça do Jardim Tropical se transformou numa boca de fumo e consumo de drogas ao ar livre afastando as famílias do seu lazer. É só anoitecer que o fumacê começa.


CPI
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) está com as assinaturas necessárias e o documento pronto para dar entrada na Aleac, pedindo a criação de uma CPI para investigar as obras do programa “Ruas do Povo”. Um dos primeiros a ser convocado será o dirigente do DEPASA, Edvaldo Magalhães. Será uma CPI mais para fazer marola política em ano eleitoral.


Requerimento entra na pauta
O Requerimento do deputado Daniel Zen (PT) convocando o secretário de Habitação, Jamil Asfury, a prestar esclarecimentos sobre o processo que envolve a venda de casas na “Cidade do Povo” deverá ser lido na sessão de hoje da Aleac. A partir daí poderá ocupar a tribuna.


Bons nomes
Lene Petecão (PSD), Dr. Jeferson (PRB), Evandro Cordeiro (PR), Raimundo Fernandes (PMDB), Raimundo Neném (PHS), Rose Costa (PT), são alguns dos bons nomes candidatos a vereadores.


Entrou na pauta com duas opções
Com o fim do carnaval está aberta a pauta de discussões sobre a escolha do nome que vai figurar na chapa de Marcus Alexandre como o seu vice na disputa da reeleição. Há duas opções: indicar um nome do PT ou do PCdoB, e solidificar a imagem que apenas os dois partidos dividem o butim dos cargos majoritários, ou escolher um nome indicado por um dos outros partidos que integram a FPA, e tornar a escolha mais ampla e arejada. Mas não vou estranhar nem um pouco se a escolha recair em alguém do PT ou do PCdoB e ninguém chiar.


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.