Categories: Acre

Daniel Zen deverá ser o candidato a vice de Marcus Viana em 2016

Published by
Nelson Liano Jr.

Quem lê a coluna sabe que não costumo dar notícias se não tiverem lógica. A fonte que me passou a informação de que o deputado estadual e líder da bancada do PT, Daniel Zen (PT), será o candidato a vice do prefeito Marcus Alexandre (PT) é de confiança. Claro que até o registro no TRE das candidaturas pode haver mudanças, tanto na FPA quanto na oposição. Mas no momento o nome do jovem deputado está muito bem cotado para assumir a vice. Qualidades e fatores políticos não faltam ao Zen. Foi gestor de duas importantes secretarias durante os governos do PT, Cultura com Binho Marques (PT) e Educação com Tião Viana (PT). Saiu sem escândalos e nem desconfianças. Teve quase oito mil votos para deputado estadual, sendo mais da metade na Capital. Portanto, tem representatividade política, um passado limpo e faz parte da ala de renovação do PT. Se realmente a lógica prevalecer de uma eventual vitória de Marcus garantir a sua candidatura ao Governo, Zen teria, na avaliação dos petistas, a experiência necessária para tocar a prefeitura. E seguindo a lógica da FPA, o PT não perderia o cargo de prefeito da Capital para outro partido da FPA jamais.


Interesses diversos
Outro fator que me fez acreditar nessa possibilidade é que a informação veio de um partido que também tem interesse na vice. Mas a chapa puro sangue do PT em Rio Branco deverá se confirmar por uma série de fatores e projeções futuras.


Menos mal aos pretendentes
Também acho que para alguns partidos que compõe a FPA será menos ruim ter uma chapa “puro sangue” do que a manutenção do PC do B na vice. As seguidas derrotas ao Senado e a pouca representatividade parlamentar dos comunistas não batem com o grande número de cargos que detém no Governo e na prefeitura.


Perfis parecidos
Assim como o atual vice, Márcio Batista (PC do B), Zen também tem ligações com a área de educação, a mais importante para qualquer gestão no Acre. Confesso que nunca tinha pensado na possibilidade de Zen ser o escolhido a vice, mas a lógica me fez mudar de ideia.


A palavra do Zen
Conversei com o deputado Daniel Zen sobre essa possibilidade de ser candidato a vice. Ele me disse o seguinte: “ Sempre estive à disposição do projeto da FPA, mas acho pouco provável ser o escolhido. No entanto, se me convidarem estou disposto a aceitar novos desafios. Agora, quero deixar claro que não me fizeram nenhum convite,” afirmou Zen.


Ao gosto do comandante
Na minha avaliação, Zen agrada ao governador Tião Viana (PT) e a palavra final nessa questão deverá ser a dele, mesmo que digam ao contrário. Com 35 anos de idade e experiência comprovada na gestão e na política, Zen pode ser sim a saída para acalmar os ânimos na disputa do cargo.


Somando forças
Enquanto isso, o deputado estadual Éber Machado (PSDC), continua a sua trajetória de pré-candidato a prefeito da Capital. No momento, está tentando formalizar alianças com outros partidos. O PSOL está na mira do deputado.


Híbrido
Ideologicamente falando, o PSDC é um partido de direita e o PSOL de esquerda. Se realmente essa união acontecer seria uma espécie de híbrido entre os extremos da política. Mas no Acre, pelo que temos visto, tudo é possível.


O exemplo à “direita” da FPA
Se a gente for pensar na origem da FPA poderíamos dizer que as pretensões da coligação era ser de esquerda. Mas quando a gente vê o PRB, com o deputado federal, Alan Rick (PRB), com posições ultra conservadoras e de direita “apitando” comprovo que a tese inicial da FPA já caiu por terra há muito tempo.


Mais à direita ainda
Também em Cruzeiro do Sul a FPA terá um candidato à prefeitura de direita. Ou o deputado estadual Josa da Farmácia (PTN) é de esquerda? Obviamente que não. E Josa me disse nem estar preocupado com as dissidências que a sua candidatura irá provocar na suposta “esquerda” do município. Vai manter o seu estilo “assistencialista” de fazer política.


Disputa entre evangélicos
Um dos municípios mais católicos do Acre terá um prefeito evangélico. Cruzeiro do Sul tem a tradição do Novenário de Nossa Senhora da Glória, um dos principais eventos religiosos do Norte do país. Mesmo assim os três pré-candidatos à prefeitura serão evangélicos: Josa, Ilderlei Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSDB).


O andor é de barro
Espero que nenhum deles “boicote” o Novenário de Nossa Senhora da Glória, em caso de vitória. O respeito às tradições culturais e religiosas são fundamentais para qualquer gestor que tenha mais de dois neurônios no cérebro. Fanatismos religiosos só criam “guerras” desnecessárias e o Brasil é um país laico, ainda que isso seja difícil para alguns entenderem.


A cereja do bolo
O DEM de Xapuri vai investir pesado para conseguir o apoio do PMDB ao jovem pré-candidato Aílson Mendonça (DEM). Terão que convencer o deputado estadual Chagas Romão (PMDB) e os militantes do partido em Xapuri. Chaguinha mantém uma forte base política no município.


Mal na fita
Definitivamente o prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), terá que dar a volta por cima se quiser sonhar com a reeleição. Alguns partidos aliados do prefeito já estão ensaiando novos passos com outros candidatos.


Exemplo a seguir…
Quando assumiu a prefeitura de Porto Walter, em 2012, Zezinho Barbary (PMDB), por pouco não desistiu. A situação estava precária. Zezinho teve coragem de fazer uma reforma administrativa com “remédios amargos”, como a demissão de funcionários e, três anos depois, está “quase” com a sua reeleição garantida.


Toma lá e dá cá
O PMDB poderá abrir mão de candidaturas majoritárias em alguns municípios para compor com outros partidos de oposição em Rio Branco. Obviamente que a candidatura de Eliane Sinhasique (PMDB) é a mais importante para os peemedebistas. Portanto, em redutos onde os candidatos não decolaram nas pesquisas pode se esperar a “degola”. É uma questão de lógica. Para unir tem que saber abrir mão de algumas coisas. Afinal, não se pode ter tudo.


Share
Published by
Nelson Liano Jr.

Recent Posts

Projeto capacitou mais de 30 produtores culturais em Rio Branco

Um projeto voltado para a Produção Cultural capacitou mais de 30 pessoas na última semana.…

04/05/2024

TJ de Roraima é finalista em Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2024

A cartilha “Tô namorando e Agora?”, produzida pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está…

04/05/2024

Ibama destrói pista de pouso clandestina na Terra Yanomami

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruiu…

04/05/2024

Cerca de 25% das indústrias se queixam de concorrência desleal no Acre

Falta de matéria-prima, concorrência desleal e elevada carga tributária são alguns dos desafios das indústrias…

04/05/2024

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Ainda era pouco antes das 9h deste sábado (4), quando dezenas de pessoas correram afobadas…

04/05/2024

‘Usa minhas roupas e ficam melhor nele’: David, filho de Madonna, divide armário com a mãe famosa

David Banda, filho de Madonna, é tão estiloso quanto a mãe! Segundo a própria cantora,…

04/05/2024