Menu

Bancada do PT na Assembleia Legislativa prepara blindagem para pensão de ex-governador

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Projetos que nasceram
A orientação da cúpula do PT é que os deputados da FPA votem contra os dois projetos que vão começar a tramitar na Assembléia Legislativa, acabando com as pensões de ex-governadores. Um é de autoria do deputado Ghelen Diniz (PP), que defende um corte raso nos benefícios, e o outro projeto é o do deputado Eber Machado (PSDC), que é pelo fim do pagamento vitalício e cria uma espécie de seguro-desemprego, com quatro anos de salários para ex-governadores. A aprovação de um dos projetos não atingiria todos os que já recebem as pensões, mas somente do atual governo em diante. A base do governo vai justificar a derrubada das matérias, que se deve esperar uma Ação de Inconstitucionalidade que corre no STF, que se aprovada seria abrangente e definitiva. Como o tema do pagamento é antipático na população, a oposição quer apenas criar um fato negativo para o governo, já que não tem os 16 votos necessários para aprovar qualquer das proposições. É uma festa de bumbo furado.


Tirando
 Recebo uma carta da NET, explicando que, devido ao aumento nas alíquotas do ICMS, determinado pela Fazenda estadual sobre serviços de TV por assinatura Telecomunicações, o valor da minha fatura aumentou. São milhares de assinantes. Quando uma medida impacta no bolso, reflete no voto.


Fio da navalha
Fugiu o número de vezes em que fui parado por empresários reclamando do aumento do ICMS. Numa eleição em que o PT vai disputar a prefeitura da Capital no fio da navalha, é preciso cautela, aumentar impostos tira votos, causa descontentamentos e gera desemprego.


Uma construção para o segundo turno
O secretário-geral do DEM, Frank Lima, confirmou ontem a candidatura de Tião Bocalon (DEM) a prefeito da Capital. E que não há nada contra a candidatura de Eliane Sinhasique (PMDB). O importante – disse – é se construir na oposição um pacto de unidade para o segundo turno.


Chapa completa
Sobre a chapa de candidatos a vereador de Rio Branco, Frank Lima diz que, não causa preocupação, porque está completa. E numa campanha os candidatos migram para quem está bem nas pesquisas.


É para esquecer
A tese de candidatura única para a prefeitura de Rio Branco, defendida pelo PMDB em torno da candidata Eliane Sinhasique (PMDB) é para esquecer. O deputado Eber Machado (PSDC) não recua e nem, tampouco, o Tião Bocalon (DEM). Fora isso é conversa para boi dormir.


Briga pela paternidade
É cômica a briga na tribuna entre a deputada Leila Galvão (PT) e o deputado Antonio Pedro (DEM) pela paternidade da construção de um novo hospital em Xapuri. Sem previsão de começar as obras, por enquanto, ambos estão porfiando pelo nada.


Independente de tudo
Acima de tudo é importante que clamem pelo início urgente das obras, sem um hospital, a população de Xapuri é atendida em um Posto de Saúde, não preparado para casos complexos.


Era para estar acontecendo
O pedido feito pelo vereadora Rose Costa (PT) para que as escolas do município tenham segurança armada é pertinente, porque traficantes fazem ponto nos locais, e as alunas, estas principalmente, são as que mais sofrem com a perspectiva de sofrerem violência sexual.


Que é isso, Marcinho?
Famílias que passaram a receber o aluguel social após a alagação de Xapuri foram despejadas dos imóveis que alugaram, porque a o prefeito Marcinho Miranda (PSDB), que gosta de viajar e freqüentar shoppings em Brasília, simplesmente não pagou os proprietários. Que é isso, Marcinho?


Gonzaguinha, o guru zangado
Já disse aqui neste espaço que o guru indiano que o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) visita duas vezes por ano na India, não deve ser da corrente do Zen Budismo. O Gonzaguinha já começou na Aleac, enfezado com o programa “Ruas do Povo”, o qual promete investigar a fundo.


 Duas etapas
O “Ruas do Povo” tem várias etapas. A primeira etapa foi cheia de falhas e com muitas das ruas recebendo um asfalto de baixa qualidade. Com o presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, que faz as coisas sempre bem feitas, será difícil o Gonzaguinha achar brechas.


Ninguém está isento
Mas, nem por isso a atual fase do “Ruas do Povo” tem que deixar de ser investigada, quem ocupa um cargo público tem que prestar contas do que faz, afinal, não é dono do posto. E o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) está cumprindo o seu papel de oposição.


Preocupação justa
É justa a preocupação da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) em defender que se criem mecanismos para ampliar a oferta de exames para diagnosticar casos de dengue, na rede pública estadual. E mesmo porque, o governo decretou o estado de emergência no Estado.


Muito cuidado
O prefeito Marcus Alexandre, o governador Tião Viana, não são novatos na política e sabem que o momento do PT não é bom. A escolha do vice ter que ter a discussão ampliada para outros partidos, ficar na dobradinha PT-PCdoB, passará a imagem de que na FPA existem dois partidos. Se o prefeito Marcus tivesse só os votos do PT e PCdoB não teria sido eleito.


Uma tapioca que tira votos
Quem me ligou foi o ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB) para fazer uma previsão sombria para a campanha do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB): “se o Mano colocar como coordenador de campanha o vice Hermano Tapioca, pode se preparar para pegar a balsa”.


Homem do Nelson
Gilberto Diniz diz não saber como o prefeito Mano Rufino quer ser reeleito, se o gabinete do vice-prefeito Hermano Tapioca, está entupido de cabos-eleitorais do deputado Nelson Sales (PV), inimigo político do prefeito. “Ou o Mano está cego ou não quer ganhar a eleição”, dispara.


Entrave para o padeirinho
O principal entrave para o ex-prefeito do Bujari, Padeiro (PSB), vir a ser o candidato do partido na disputa da prefeitura é o deputado federal César Messias (PSB). Motivo: não lhe apoiou na última campanha. É a volta do cipó de fogo no lombo de quem bateu.


Chapa fechada
Para o deputado Josa da Farmácia (PTN), a questão do vice da sua chapa para a disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul, está decidida: será o contador Romulo Grandidier, que considera o nome ideal. Não é popular, mas se relaciona bem no meio empresarial do município.


Não mete a cabeça
“O ex-prefeito Nilson Areal pode ser tudo, menos burro. Tem problemas sérios a serem resolvidos na justiça. Se colocar a cabeça fora como candidato a prefeito, está arriscado a levar uma paulada”. A observação foi feita ontem por uma importante figura petista.


Eu é que sei?
Um amigo deputado me perguntou ontem o que estava acontecendo com o PT, em Xapuri? E completou: como é que tendo um nome como o ex-prefeito Bira Vasconcelos, líder da pesquisa, vai buscar o médico Jean Aléssio para candidato, tendo que começar do zero?.


Pesquisa batendo
O deputado Jairo Carvalho(PSD) anda alegre com as pesquisas sobre a eleição para prefeito de Senador Guiomard, por um motivo óbvio: o seu candidato, André Maia (PSD), lidera a preferência. Em seguida vem o vereador Ney do Miltão (PRB). É o quadro traçado pela coluna.


Torcida pelo pereirinha
O ex-prefeito de Plácido de Castro, Luiz Pereira, é uma das figuras que conheço mais agradáveis para uma conversa política. Um coração sem tamanho. Generoso. A nossa torcida, pois, pela recuperação de sua saúde. Deus haverá de ajudar o bom Pereirinha.


TV aleac
Quem quiser assistir as sessões da Aleac e acompanhar o desempenho dos deputados estaduais basta ligar no canal 24.2. Uma nova ferramenta usada pelo presidente Ney Amorim (PT) para divulgar os trabalhos dos parlamentares.


Caminho sem volta
O secretário de Habitação, Jamil Asfury, que considero como um cidadão honesto, acima de tudo, entrou num caminho sem volta ao ser agora acusado frontalmente na mídia de dar casas nos programas habitacionais do governo aos seus cabos-eleitorais. Ou o Jamil deixa o canto do ringue e vai para o confronto na justiça defender a sua honra, confrontar os seus acusadores, ou ficará a mancha sórdida de que fraudou o programa para ajudar amigos, ainda que assim não tenha agido. Uma mentira dita várias vezes acaba sendo absorvida pela população como sendo verdade. Quem tem que se defender é ele. Ou faz isso ou se acaba politicamente.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.