Menu

Chuva que atingiu parte do Acre de ontem para hoje elevou o nível dos rios, diz Friale

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 


A chuva torrencial entre a noite deste domingo, 31, e a madrugada desta segunda-feira, 01, que atingiu o Vale do Rio Acre (Rio Branco, Brasileia e Capixaba) e os municípios de Tarauacá e Feijó, foi a maior registrada em 2016. Choveu o equivalente a 80 litros de água por metro quadrado. A precipitação durou oito horas, informou o meteorologista Davi Friale.

Publicidade

De acordo com o pesquisador, a chuva elevou o nível rio Acre em um metro em menos de 12 horas. O rio estava com 3,80 metros ontem e hoje amanheceu com 4,70 metros, na capital acreana.


Friale informou que o nível dos rios Acre e Tarauacá deve subir rapidamente nos próximos dias. A previsão é de intensas chuvas durante toda a semana de fevereiro. Ele, porém, informa que a elevação dos rios não será suficiente para alagar cidades.


“Nós tivemos o maior volume de chuvas do período até agora, com registros acima de 80mm em menos de 24horas na regiões de Brasileia, Assis Brasil, Rio Branco, Capixaba e no Vale do Abunã. Esse volume de chuvas será suficiente para fazer com que o nível dos rios, do rio Acre principalmente, suba rapidamente. Além do mais em Tarauacá e Feijó tanto no alto dois rio Tarauacá, Envira e Muru choveu mais de 80 mm fazendo com que o rio Tarauacá suba rapidamente podendo provocar uma rápida inundação, não  de grandes proporções ainda, tendo em vista as chuvas intensas que caíram naquela região também. E ainda bem que não houve chuva forte no Riozinho do Rola e no rio Xapuri. Foi só no Vale do rio Acre. A chuvas vão continuar intensas até o próximo domingo. Nós vamos ter a primeira semana de fevereiro com chuvas intensas, praticamente todos os dias, e podemos esperar que o nível desses rios suba bastante”, conclui.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido