Menu

Homem que foi perfurado cinco vezes durante procedimento morre no Hospital das Clínicas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O trabalhador rural Francisco Alves Pereira, de 51 anos, que tinha câncer e estava internado na Enfermaria A do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, não conseguiu resistir aos sintomas da doença e acabou morrendo no início da semana. Ele foi perfurado por cinco vezes durante um procedimento de punção e teve hemorragia durante toda a noite.


20160128044425

Homem teve hemorragia durante horas porque médica não quis fazer curativo, diz família

Publicidade

Foi a esposa do paciente, a produtora rural Maria Paixão Pereira, de 52 anos, quem na semana passada denunciou ao portal o que ela classificava como exemplo de “descaso” e “negligência médica”, promovida pelas equipes médica e de enfermagem do HC.


Maria contou ao ac24horas, com exclusividade, que pela madrugada pediu apoio da equipe de enfermagem para que vissem o que estava acontecendo com o esposo dela, mas recebeu uma resposta que nunca pensou escutar: “Não temos nem gaze para fazer os curativos. Se é isso que a senhora quer, tem que ir lá no Tião Viana para ele mandar matéria de curativo, porque aqui não tem nada disso. Tá faltando tudo!”.


O fato é que o homem morreu e a justificativa, segundo a Direção de Assistência do hospital, é que Francisco “apresentava-se bastante debilitado, com neoplasia e sinais de encefalopatia, devido à icterícia, e destacou, também, que o paciente já apresentava, ao dar entrada na unidade, líquido na barriga, “que devido à distensão abdominal foi indicado a paracentese de alívio”, que são os “furos na barriga”, um procedimento comum nesses casos.


Sobre os hematomas mostrados nas imagens, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), explicou que são consequência procedimento regular a que Francisco fora submetido. Ele estaria, ainda, com o quadro de câncer em situação bastante avançada, o que teria acelerado a morte do trabalhador rural. Para o órgão, “a morte atribui-se à falência de múltiplos órgãos”, descartando que a punção tenha sido a causa da morte.


20160128044424

Costas de paciente ficaram marcadas com hematomas após procedimento médico

“Meu marido morreu amarrado, sem condições de lutar. Ele morreu foi como um animal. Foi assim que eu vi a morte dele. Eu percebi que tudo estava ficando roxo, e que aquilo estava se espalhando. Eu não concordo que aquilo seja normal. Eu falava para ele que não era. A única sensação que fica é que houve um total descaso com o meu marido. Eu alardeei, e eles nem ligaram pela madrugada. Mesmo que ele fosse portador da hepatite, e da cirrose, ele deveria ter uma morte digna”, lamenta a esposa.


Maria faz um apelo para que o governador Sebastião Viana tenha mais atenção com a saúde pública. “Meu esposo é quem foi maltratado, mas amanhã pode ser outro. Que o governador passe a ter mais vigilância, que ele seja mais atencioso. Isso é tudo na nossa vida. A saúde é essencial. A médica que estava de plantão não ligou. O médico que fez os procedimentos também não ligou: só fez o procedimento e saiu”, completa.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido