Menu

Justiça garante direito de empresa e determina restabelecimento de energia elétrica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Juízo da 5ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco concedeu o pedido de liminar nos autos do processo nº 0000044-29.2016.8.01.0010 interposto pela Cerâmica Telhanorte Ltda contra a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) que suspendeu o fornecimento de energia elétrica por dívidas que aguardavam revisão por parte da companhia por apresentarem valores acima da média de consumo.

bf397920-82f0-4008-b990-c72c7a124f76

Advogada Stela Maris

A advogada Stela Maris Vieira Mendes relatou que: ” A Concessionária pratica cobrança de forma abusiva a medida que condiciona o restabelecimento do serviço de energia ao pagamento de débitos pretéritos. Tal prática pode ensejar inclusive em Danos Morais e Materiais ao consumidor”

Anúncio

Ao analisar os fatos descritos na Medida Cautelar, a juíza de Direito Carolina Bragança entendeu que “tendo em vista que a parte autora estava em dia no pagamento de todas as faturas mensais, sendo que o débito que ocasionou a suspensão do fornecimento de energia elétrica diz respeito a débitos pretéritos, originários da ação revisional de contrato de fornecimento de energia elétrica por demanda, autos nº 0000615-85.2011.8.01.0006”.

Para a magistrada ficou evidente, sobretudo quando considerados os prejuízos, os danos que a suspensão do fornecimento de energia tem causado à atividade fim da autora, empresa atuante na fabricação de artefatos de cerâmica e tijolos.

“Dessa forma, embora o bem produzido pela autora não seja considerada essencial à coletividade, é essencial para a autora, posto que o exercício de tal atividade é a sua fonte de obtenção de recursos”, ressaltou a juíza.

Por tudo isso, a juíza de Direito Carolina Bragança deferiu a antecipação de tutela para determinar que a Eletroacre reestabeleça o serviço de fornecimento de energia da unidade consumidora 0249578-3, no prazo de 24 horas, “sob pena de multa diária, no importe de R$ 1.000,00 (um mil reais) ao dia”. A decisão está publicada na edição nº do Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (21).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.