Categories: Destaque Direita Flash Política Regional Notícias

Decisão judicial garante medicamento a paciente com síndrome de Klinefelter no Acre

Published by
Da redação ac24horas

O Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco julgou procedente o pedido formulado por um paciente portador da chamada síndrome de Klinefelter (doença genética sem cura, caracterizada pela incidência de um cromossomo X extra) e condenou o Estado do Acre ao fornecimento compulsório do medicamento Nebido 250 mg/ml (undecanoato de testosterona), indicado para o tratamento paliativo da doença. O Estado do Acre ainda pode recorrer da decisão.


A decisão, da juíza de Direito Isabelle Sacramento,  considera que a parte autora comprovou a necessidade de utilização do medicamento, bem como sua hipossuficiência (carência de recursos) para arcar com os custos do tratamento.


 Entenda o caso


O autor alegou à Justiça que necessita, em caráter de urgência, por indicação de médico da rede pública de saúde, realizar uso contínuo do fármaco Nebido 250 mg/ml, destinado ao tratamento paliativo dos sintomas da síndrome de Klinefelter (hipogonadismo), enfermidade incurável de natureza genética da qual é portador.


O pacidente alegou ainda que “chegou a solicitar o medicamento na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre)”, mas que o órgão público, após fornecer-lhe por duas vezes o fármaco, passou a se escusar no fornecimento sob a alegação de que o mesmo “não faz parte das políticas públicas do (Sistema Único de Saúde) SUS”.


Por esses motivos, o autor buscou a tutela de seus direitos junto ao Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco, onde ajuizou reclamação em desfavor do Estado do Acre, requerendo o fornecimento compulsório do medicamento.


A síndrome de Klinefelter


A doença, registrada pela primeira vez pelo pesquisador estadunidense Harry Klinefelter em 1942, é caracterizada pela presença de um cromossomo ‘X’ extra, sendo umas das causas mais frequentes de hipogonadismo (diminuição na função das glândulas sexuais) e infertilidade em indivíduos do sexo masculino.


Os sintomas são variáveis ao longo da vida dos indivíduos, indo desde problemas visuais e atrasos na fala, em crianças, a infertilidade e ginecomastia (aumento do volume das mamas), em indivíduos adultos. Entre crianças e adolescentes portadores da doença também são comuns registros de problemas escolares relacionados a comportamentos antissociais decorrentes da condição.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Polícia Civil faz buscas na Globo após apresentador ser acusado de assédio

O escândalo em torno da demissão do apresentador Alexandre Kapiche teve novos desdobramentos detalhados nessa…

30/04/2024

PRF inicia campanha Maio Amarelo, com ações educativas de trânsito

A campanha Maio Amarelo 2024, em defesa da segurança viária, inicia nesta terça-feira (30), nas…

30/04/2024

Consulta pública sobre transporte aéreo de animais vai até 14 de maio

Está aberta a consulta pública setorial (2/2024) que vai recolher contribuições e sugestões para aprimorar…

30/04/2024

“Não mudou nada”, diz Bocalom sobre possibilidade de Socorro ser candidata

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) disse em entrevista na manhã desta terça-feira…

30/04/2024

Claudia Alencar segue internada, mas já caminha sem auxílio, diz equipe da atriz

A equipe Claudia Alencar, 73 anos, atualizou sobre seu estado de saúde, nesta segunda-feira, 29,…

30/04/2024

AstraZeneca admite efeito colateral raro na vacina anticovid

AstraZeneca admitiu pela 1ª vez diante da Justiça que a sua vacina contra a covid-19…

30/04/2024