A Prefeitura de Rio Branco informou, nesta quarta-feira, 20, que só irá apoiar, através da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), a realização de festas carnavalescas em 10 bairros da capital acreana. A redução, em relação a 2015, é de 20 bairros, visto que no ano passado, período de intensa crise financeira, o município apoiou um total de 30 comunidades, e, em 2014, 17 atividades.
Segundo informado, a prefeitura está cortando gastos e, por isso, não mais poderá apoiar todos os bairros que propuseram a realização dos festejos. No Calçadão da Gameleira, 2º Distrito da cidade, está programada para ocorrer, sob o custeio da iniciativa privada, uma extensa programação de carnaval, eventos que também terão o apoio do governo estadual e municipal.
Já o tradicional desfile de blocos será realizado na Gameleira, na terça-feira de carnaval. A alegria ficará por conta dos foliões dos blocos: 6 é Demais (bairro Seis de agosto), Base Folia ( bairro da Base) , Sem Limites ( bairro José Augusto) e Fuxico ( bairros Comara, Taquari e Triângulo).
Ocorrem, desde a terça-feira, 19, as inscrições para a escolha do rei e rainhas do Carnaval. O concurso será realizado em duas etapas, realizadas nos dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro.