Fracasso de público em suas duas primeiras edições, a Copa Verde passou por uma reformulação para 2016. Entre as novidades está a troca de ingressos por garrafas pet para partidas que forem realizadas nos estados do Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul, que serão representados por Rio Branco-AC, Santos-AP e ComercialMS.
O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, nesta segundafeira, exaltou que a competição é a primeira “carbono zero do futebol brasileiro”. Na terça, o entidade promete anunciar um pacote de iniciativas sustentáveis e compensação de todo o CO2 emitido durante o campeonato, informou o Estadão, nesta terça-feira, 19.
Neste ano, a Copa Verde terá 18 times, sendo que quatro deles jogarão uma fase preliminar: Fast Club-AM, Águia de Marabá, Brasília e Vila Nova. Depois, a competição segue em quatro fases de matamata até o campeão ser conhecido. Paysandu (30.º), Luverdense (36.º), Vila Nova (44.º) e Cuiabá (50.º) são os únicos times Top 50 do ranking da CBF a jogar o torneio. O Goiás e o Atlético-GO rejeitaram a participação.