Conversei com o deputado federal César Messias (PSB) que está visitando todos os municípios do Acre para articular o PSB às próximas eleições. Segundo ele, no momento falar em candidaturas é pura especulação. “A única coisa que mudou nessa fraca Reforma Política é o tempo de filiações que vai até abril e a diminuição do período de campanha. Portanto, ainda é cedo para bater o martelo para candidatos a prefeito,” afirmou. Por enquanto, a única tendência é o PSB ter os prefeitos do partido, Mano Rufino (PSB) de Sena Madureira e Roney Firmino (PSB) de Plácido de Castro, como candidatos à reeleição. Os outros pretendentes, segundo Messias, passarão pelo crivo do partido. Quanto a uma possível candidatura sua à prefeitura de Cruzeiro do Sul, César disse: “Existe um clima de renúncia entre todos os partidos da FPA, em Cruzeiro. Ninguém quer impor nada e estão aceitando as sugestões. Quanto as possibilidades de eu mesmo disputar a eleição no município nunca disse se era ou não candidato. Deixarei o tempo correr para decidir sobre isso,” afiançou Messias. Assim, afirmar que César não tem pretensões de disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul é ainda prematuro. Senti que ele está analisando a possibilidade e que isso poderá acontecer dependendo do quadro político no Acre e no Brasil nos próximos meses.
O senhor da guerra
César me falou que enquanto o presidente da Câmara Federal for o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não haverá paz política no país. “Ele se fortalece na confusão e nesse clima de guerra que se estabeleceu no Brasil prejudicando a economia e o crescimento do Brasil,” criticou.
Diminuição de partidos
Outro ponto que César criticou na atual estrutura política é o excesso de partidos. “Ninguém aguenta governar com tantas interesses diferentes. Era preciso diminuir o número de partidos. Só quatro seria suficientes para contemplar todas as tendências ideológicas. Um de esquerda, outro de direita e dois de centro,” relatou.
Vice de Marcos
O PSB, segundo Messias, irá apresentar nomes para compor a chapa de reeleição do prefeito Marcus Alexandre (PT), em Rio Branco. “Temos pelo menos três sugestões de filiados ao PSB para construir essa chapa. Mas por enquanto não quero adiantar os nomes. Isso poderá acontecer depois da reunião geral do PSB que acontecerá no próximo dia 25, na Capital,” ressaltou ele.
O caso de Plácido
Especulou-se que o prefeito Roney Firmino irá para o PR. Mas César garantiu que isso ainda não aconteceu. “Vamos ter uma conversa com o prefeito e ver qual o caminho que ele irá querer percorrer na eleição. Terá que se decidir,” salientou.
Casamento em pauta
Um dos tucanos mais conhecidos do Acre, Marcelli Tomé, irá casar no final deste mês, em Cruzeiro do Sul. Além da celebração da união, a festividade deverá ter uma pauta política paralela forte. Muitas lideranças importantes estarão em Cruzeiro do Sul e será impossível não haver debate sobre as próximas eleições.
Personagem querido
Marcelli tem participado de todas as mais recentes eleições no Acre como coordenador de campanhas. Tem um perfil diplomático e afeito ao diálogo. Líderes de vários partidos de oposição estarão presentes e quem sabe aconteçam alguns entendimentos primordiais tanto no Juruá quanto na Capital.
Saindo do trono
O advogado Tárcito Batista que estava na presidência provisória do PR acreano vai passar o bastão para o grupo político da ex-deputada Antônia Lúcia. Tárcito me falou que só assumiu o cargo para ajudar o amigo Ilderlei Cordeiro (PMDB).
Novos voos
Tarcito vai se desfiliar do PR. Está iniciando um negócio em Puerto Maldonado, no Peru e, por enquanto, não quer saber de política. Me revelou que o destino do PR foi todo decidido em Brasília. Assim não tem porque permanecer no partido.
Pronto para a batalha
Conversei com o ex-prefeito Dêda Amorim (PROS) que está de férias no Recife (PE) com sua esposa, a deputada estadual Maria Antônia (PROS). Ele me disse que assim que voltar ao Acre, no começo de fevereiro, irá intensificar a sua pré-campanha para a prefeitura de Mâncio Lima.
Se…
Realmente se Dêda estiver com sua situação eleitoral toda legal será um candidato forte. O nome de destaque, por enquanto, em Mâncio Lima é do irmão do deputado Jonas Lima (PT), Isaac Lima (PT). Mas Dêda trabalha nos rincões da região há muito tempo. Inclusive, Maria Antônia, tem tido muitos votos no município fruto desse trabalho.
Rede no Juruá
O partido da ex-senadora Marina Silva (Rede) montará um diretório regional, em Cruzeiro do Sul, na próxima semana. O partido poderá ter um candidato a prefeito. Trata-se do jovem Romisson Santos que era militante do PV e assessor parlamentar do ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB).
Prováveis campeões de votos
Na disputa pela Câmara Municipal de Rio Branco alguns nomes que poderão se destacar. O advogado Roberto Duarte (PMDB), que já foi candidato ao Senado. Lene Petecão (PSD) que está com um mandato muito ativo. E o jovem jurista Rodrigo Forneck (PT) que vem com forte apoio do partido.
Comemoração do Glorioso
O PMDB fará um evento na ALEAC, na segunda, dia 12, às 9hs. Serão celebrados os 50 anos de registro do partido no Brasil. O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) e as principais lideranças irão contar a história do partido no Acre.
A hora da decisão
O governador Tião Viana (PT) irá a Cruzeiro do Sul no próximo dia 23. Está marcada uma reunião com todos os partidos da FPA. A pauta é a disputa da prefeitura. Eles apostam nessa “briga” entre PMDB e PSDB. Se Henrique Afonso e Ilderlei Cordeiro forem mesmo candidatos as possibilidades de César Messias também entrar no jogo são grandes. Com a oposição dividida e a eleição em turno único ficará mais fácil a FPA sonhar com uma vitória no município. Mas tudo isso tem que ser combinado com o eleitorado. No entanto, não tenho dúvidas que se o quadro de Cruzeiro do Sul tiver os três “pesos pesados” na disputa será uma das eleições mais emocionantes da história do município. Quem ganhará nesse caso serão os próprios moradores que terão opções de escolha