Menu

Reajuste do ICMS força aumento nas contas de TV por assinatura no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O aumento de alíquotas do Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), proposto pelo governo Sebastião Viana (PT) e aprovado pela Assembleia Legislativa no ano passado, já começa a pressionar a alta dos preços de produtos e serviços no Acre.

56df69dc-182a-43c6-bf67-841143184fb4

Mensagem sobre aumento na alíquota do estado do Maranhão é semelhante à do Acre

O reajuste passou a vigorar neste mês e os clientes da operadora NET, por exemplo, já começaram a sentir seus efeitos.

Anúncio

Os clientes da operadora NET foram comunicados através de uma carta imprensa, e também por e-mail, sobre a decisão do governo acreano, o que está “impactando diretamente o valor dos serviços de TV por Assinatura de todos os clientes” no estado.

Ainda em comunicado, a empresa destacou que “as empresas, entidades e associações do setor não mediram esforços na tentativa de evitar esse aumento”, contudo, não houve vitória, mesmo que o Brasil seja “carente por infraestrutura e serviços digitais”, destacando também que os consumidores da empresa já pagam uma “das mais altas cargas tributárias do mundo”, diz a carta.

Até o ano passado, consumidores de TV por assinatura, na maioria dos Estados brasileiros, pagavam entre 10% e 12% de ICMS, mas agora Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins e Distrito Federal passarão a cobrar 15%.

Segundo a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), a decisão dos Estados recairá “automaticamente” nos preços dos pacotes. “É inacreditável que, diante do atual cenário econômico, onde um dos principais desafios é o incentivo ao investimento, os Estados que aumentaram o imposto sejam os que têm as menores taxas de penetração destes serviços (de assinantes)”, afirmou o presidente da ABTA, Oscar Simões.

Atualização, às 15h40: A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) encaminhou Nota à redação do ac24horas informando que não houve aumento na alíquota, contudo “O ICMS para esses serviços é de 25%, porém havia um benefício de 1999 que concedia a redução da base de cálculo do ICMS para 10%.

Um convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de outubro de 2015 determinou a redução da base de cálculo do ICMS para 15% nas prestações de serviços de televisão por assinatura, para 15 estados, incluindo o Acre e o Distrito Federal”.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.