Nomes na cabeça
O governador Tião Viana deverá embarcar no dia 23 próximo para Cruzeiro do Sul, onde pretende dar a largada para a escolha do candidato a prefeito pela FPA. A informação que a coluna tem é que as discussões devem se centrar em dois nomes: professora Cristina Enes e no diretor do DEPASA, Gelmires, que é ligado ao deputado federal César Messias (PSB). A questão é que seja qual for o nome escolhido será no afogadilho, o que não é bom numa candidatura majoritária. O Tião é aquela figura otimista, acha que a FPA elege o prefeito de Cruzeiro, mesmo tendo de enfrentar duas candidaturas fortes, dos ex-deputados federais Iderley Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSDB), ambos com memória eleitoral e reduto no município. Eleição é eleição, mas não será uma missão fácil para o candidato da FPA.
Condenado em primeira instância
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) já foi condenado em primeira instância na área civil, num processo que lhe move o Tião Viana por danos morais, e também teve uma ação penal impetrada pelo governador aceita pelo STF. Os casos dizem respeito a ataques do parlamentar.
Existe um consenso
Com quem eu converso sobre a eleição para prefeito de Feijó, há um consenso de que com o prefeito Merla Albuquerque (PT) disputando a reeleição, a derrota é praticamente certa, por a oposição ter candidaturas fortes. Merla candidato é tudo o que a oposição quer.
Situação diferente
Também em muitas conversas o que se houve é que o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), tem uma boa chance de ser reeleito por ser muito mais político que o prefeito de Feijó, Merla Albuquerque (PT), que se limita a ficar no gabinete.
Certeza absoluta
Há um consenso entre os dirigentes do PT de que não poderão contar com o PDT, em 2018, pelas ligações que existem entre o presidente Luiz Tchê (PDT) e o candidato a governador do Acre, senador Gladson Cameli (PP). Faz sentido.
Adeus às ilusões
O prefeito do Bujari, Tonheiro (PT), desistiu de disputar a reeleição e a decisão foi aceita pela cúpula do PT, unindo a fome com a vontade de comer. O candidato a prefeito pela FPA será o vereador Orlando Diniz (PT). Com Tonheiro seria uma derrota quase certa para a FPA.
O que é parâmetro?
Quem me ligou ontem foi o secretário municipal da prefeitura de Sena Madureira, Jairo Cassiano, para ponderar que o fato do prefeito Mano Rufino (PSB) não estar bem nas pesquisas, não pode ser o único parâmetro para a escolha do candidato a prefeito da FPA.
Situação reversível
Jairo Cassiano acha que a aferição popular negativa do prefeito Mano Rufino (PSB) será revertida este ano e que em qualquer situação não há como não disputar a reeleição.
Mais real do que o rei
O governador Tião Viana fala o português e a direção da Secretaria de Educação o aramaico. Na mesma semana que o governador anunciou que destinará 100% dos recursos dos royalties do pré-sal à Educação, foi anunciado o fechamento da escola “Humberto Soares”.
Por cima da pausada
E o anúncio do fechamento da escola “Humberto Soares” aconteceu sem uma explicação anterior, sem uma discussão com a comunidade, com os alunos, por cima da pausada, como se o comando da Educação não tivesse que prestar contas a ninguém. É ser muito tonto.
Basta na história
Houve um desfecho feliz, o governador Tião Viana desautorizou em cima da bucha o fechamento da escola.
Veneno evangélico
Chega a notícia de que um fogo amigo conseguiu azedar as relações entre o deputado federal Raimundo Angelim (PT) e o Pastor Alexandre Bastos. Nem a intermediação do prefeito Marcus Alexandre conseguiu fazer cessar a intriga que foi feita.
Articulação para 2018
Chega a informação que o deputado federal Alan Rick (PRB) e o Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agostinho Gonçalves, se aliaram para lançar o diretor do DETRAN, Gemil Junior (PSB), candidato a deputado estadual em 2018, um golpe político no ex-deputado Jamil Asfury.
Levitas do mesmo templo
Que o deputado federal Alan Rick (PRB) e o ex-deputado Jamil Asfury (PDT) nunca recitaram o mesmo salmo não é novidade nem para quem não freqüenta a Igreja Batista do Bosque. Com o Jemil Junior (PSB) disputando a Aleac com a benção da IBB, quebra Jamil Asfury (PDT) ao meio.
Marcos Fernandes
Está confirmado que o PT deverá lançar para disputar a prefeitura de Epitaciolândia, Marcos Fernandes (PT), que está menos com a cabeça nas nuvens da poesia (é poeta) e mais focado na política. Na última eleição foi bem votado, mas perdeu para o prefeito André Hassem (PSDB).
Eleição fraca de dinheiro
Aqueles que se especializaram em montar listas eleitorais para a compra e venda de votos, nesta eleição municipal terão uma garimpagem fraca. O empresariado foi quebrado pela crise e os repasses milionários que aconteciam fartamente por baixo dos panos serão menores.
Confiança, acima de tudo
A candidata do PT para prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, deve ter na cabeça que a escolha de um vice confiável é um fator essencial, para a campanha e para governar sem problemas. Acho que deveria ter voz ativa quando a escolha do nome entrar em discussão.
Qualidade do ensino
A procura é grande por vagas no curso de Medicina, na UFAC. O problema é que pela baixa qualidade de ensino, a maioria esmagadora dos aprovados é de estudantes de fora do Acre.
Puxa de volta
Será feito um chamamento a todos os dirigentes dos partidos nanicos que integram a chapa do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Iderley Cordeiro (PMDB), para que retirem o apoio a se integrem à chapa da FPA. Só que o prefeito Vagner Sales (PMDB) empregou todos eles.
Sem a mínima chance
O professor Marcelo Siqueira (PT) me disse ontem que, está fora de cogitação aceitar ser vice do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, a ser lançado pela FPA. Diz que a sua dedicação exclusiva é ao Doutorado que está cursando e não há como não concluir.
Humildade cabe em qualquer lugar
Os cartões de visitas de assessores da Secretaria de Habitação são com fotos. Minha gente, cargo de confiança é passageiro como o vento e humildade cabe em qualquer lugar. Desçam dos tamancos!
Candidatura confirmada
Assessores do Tião Bocalon (DEM) me ligaram para dizer que o desligamento de Normando Sales do partido não modifica os planos da disputa da prefeitura da Capital, reforçado pela melhora na Saúde da mulher do ex-prefeito.
A vice ideal, em todos os aspectos
Ela tem dito que não está nos seus planos. Mas, destes nomes que andam falando para vice do prefeito Marcus Alexandre, não vejo um mais qualificado e agregador do que o da Chefe do Gabinete do Governo, Márcia Regina, sem ranço entre os pequenos partidos, algo importante.
Salada de nomes
Sérgio Petecão (PSD), Vagner Sales (PMDB) e Márcio Bittar (PSDB) são os nomes comumente citados para a disputa das duas vagas para o Senado, em 2018. Pelo conjunto da obra, dos três o que tem maior chance de emplacar é o Márcio Bittar (PSDB). Mas, eleição é eleição.
Não é boa prática
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), deu um escorregão político ao nomear o irmão Anderson Hassem para a secretaria de Finanças. O ano é eleitoral e servirá de bandeira para os candidatos adversários. Nunca deu certo misturar família numa gestão pública.
Um exemplo
O prefeito James Gomes (PP) acaba de receber uma sentença junto com sua mulher Mailza Gomes, que era sua secretária, os condenando por crime de improbidade e suspendendo os direitos políticos de ambos. Família na gestão é problema.
Menos compra de votos
Com a crise econômica que quebrou quase todos os empresários (os que não quebraram estão trincados), a eleição municipal deste ano terá a natural compra e venda de votos, mas numa escala financeira bem menor que em outras eleições, quando o voto chegou a valer 200 reais. O fato dos empresários estarem ressabiados com o exemplo da “Lava-Jato”, também colabora para ser uma eleição mais lisa que as anteriores. Mas, não sonhem com uma eleição totalmente limpa, porque no Acre, isso só existe no campo da utopia.