A prefeitura de Cruzeiro do Sul investe mais de R$ 3 milhões no programa municipal de apoio à piscicultura que vai desde a construção de tanques ao apoio técnico aos beneficiários do projeto. A iniciativa já beneficia cerca de 800 produtores rurais. As máquinas da prefeitura escavaram mais de 1.400 tanques, além de manutenção e ampliação de aterros nos já existentes. O objetivo é elevar a renda autossustentável dos agricultores do município.
Quatro escavadeiras hidráulicas foram disponibilizadas exclusivamente para a construção de tanques. Para dinamizar o trabalho, recentemente, o prefeito Vagner Sales (PMDB), assinou convênio de aquisição de mais duas escavadeiras, proveniente de emenda da deputada federal Jéssica Sales (PMDB), através dos Ministérios da Defesa e de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Os serviço estão sendo realizados em diversas localidades simultaneamente.
“Apoiar o homem do campo através de investimentos que lhes assegurem uma vida melhor é um compromisso que assumi quando decidi que a candidatura e cheguei ao mandato. É justo que os recursos das emendas alocadas nos ministérios estejam beneficiando, fortalecendo e incentivando a agricultura familiar. São estas pessoas que trabalham no campo que levam o alimento para mesa da população da zona urbana”, diz Jéssica Sales.
Implantado há aproximadamente de três anos, o Programa Municipal de Piscicultura (PMP), desenvolvido pela secretaria municipal de Agricultura está presente nas seis vilas e todos os ramais adjacentes, incluindo os da BR 364. De acordo com o secretário Neto Vitalino, o programa será retomado em maio, com a chegada do verão, de modo ainda mais intenso, trabalhando no apoio aos pequenos e médios produtores, que são contemplados com 20 e 25 horas de escavação.
“A prefeitura também está disponibilizando a orientação técnica, resultando num aproveitamento da produção final em torno de 80%. A meta da administração municipal é atender todas os pequenos produtores que procuram a secretaria em busca de uma nova alternativa para ampliar a renda familiar e aumentar a oferta de produtos nos mercados públicos instalados na zona urbana, melhorando os preços e a qualidade do pescado”, enfatiza neto Vitalino.
Os resultados são comemorados pelo prefeito Vagner Sales, que idealizou o programa. “Nasci e cresci nos seringais, conhecendo de perto as dificuldades de quem depende da terra para tirar o sustento e a alimentação da família. Por isso, vi na criação desse programa a melhor forma a incentivar a economia autossustentável dos nossos produtores rurais, nos baseando nas potencialidades da região, executamos o programa de piscicultura. Hoje fico muito feliz de ver mais um sonho concretizado em benefício dos que mais necessitam”, finaliza.
O Ranking Estadual de Gestão Sustentável de Ativos Verdes, avaliação realizada pelo Centro de Liderança…
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre manteve a condenação da Energisa,…
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, nesta terça-feira, 7, no auditório do…
O tempo, no Acre, continua sem alterações significativas, ou seja, sol, nuvens, calor abafado e…
Um policial da Força Nacional, identificado como Jonhito Alberto Magalhães Silva, foi atingido com um…
Após solicitação emergencial do governo estadual ao Ministério da Saúde (MS), o Acre recebeu, no…