Menu

Historiadora diz que tem mutreta na mudança do gentílico acreano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A jornalista e historiadora Fátima Almeida se manifestou pelas redes sociais contrária à mudança do gentílico acreano para acriano. Ela disse sentir-se decepcionado com o governador Sebastião Viana “que não atendeu ao apelo da presidente da Academia Acreana (sic) de Letras, Luiza Karlberg de decretar a permanência do nosso gentílico”, comentou.


A historiadora lembra que Sebastião Viana é um imortal da academia e

Publicidade

explica que em todos os demais estados os gentílicos ocorrem com sufixo em ano ou ense “e não enfiara uma vogal estranha no meio” afirma. Como exemplo ela coloca os gentílicos paraibano, sergipano, baiano, paulistano, cuiabano e outros.


“Não ouço falar em acordos ortográficos em países de língua inglesa, nem francesa, nem alemã, nem espanhola. O mercado editorial por aqui vai bombar, são seis países pobres e dois quase ricos, Portugal e Brasil. Todas as gramáticas e livros didáticos publicados nas últimas décadas irão para o lixo”.


Em outra postagem Fátima Almeida desabafa: “O silêncio do nosso governador e representantes no Congresso é sinal de que tem mutreta”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido