Categories: Destaque Direita Flash Política Regional

Sebastião convoca deputados para aprovar refinanciamento de dívidas fiscais do Estado

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Em pleno recesso parlamentar, o governador Sebastião Viana (PT) convocou os deputados estaduais para uma sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira (8) para aprovar um projeto de lei que permite o governo do Acre a celebrar termos aditivos aos contratos de refinanciamento de dívidas com a União.


Segundo o deputado Jenilson Leite (PCdoB), a convocação extraordinária seria motivada pela publicação de uma portaria baixada pela nova equipe econômica do governo Dilma, determinando que o estado cumpra algumas exigências para entrar no Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal do governo federal.


“Esta nova portaria determina que o Estado cumpra três requisitos para aceitar o pacto de renegociação das dívidas, só a partir deste enquadramento é que o Estado poderá contrair novas dívidas. É um tramite burocrático para que possamos participar deste programa de restruturação”, diz Leite.


Em votação relâmpago, o projeto foi aprovado por 13 votos. Apesar do teor meramente burocrático colocado pelo presidente da CCJ, Jenilson Leite, o governo deixa claro na matéria, a palavra “aditivo” deixou alguns deputados de oposição intrigados quanto a presença de algumas brechas que permita aumentar o endividamento do Estado.


Para participar do programa de reestruturação fiscal, o governo não poderá emitir novos títulos públicos no mercado interno; não poderá atribuir a suas instituições financeiras a administração de títulos estaduais e municipais junto a centrais de custódia de títulos e valores imobiliários.


O terceiro e último item pode ser o principal motivo para o governo ter pressa para entrar no programa do governo federal. “Somente poderá contrair novas dívidas desde que incluídas no Programa de Restruturação e de Ajuste Fiscal”, ou seja, para contrair novos empréstimos tem que se adequar a novas regras.


 


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Bolsonarista vota em Bolsonarista, Lulopetista vota em Lulopetista

Um dos bons resultados de uma campanha eleitoral é que ela revela certas nuances ideológicas,…

29/07/2024

Bocalom: quem tem medo de pesquisas?!

Até o momento, o prefeito Tião Bocalom (Progressista) demonstra não estar incomodado com as pesquisas…

29/07/2024

“A gente dorme com um monstro e não sabe”, diz acreana que teve filha envenenada pelo pai

Bastante emocionada, a acreana Janaynna Ferreira, 35, anos, gravou vídeo para relatar os últimos momentos…

29/07/2024

Castelo de cartas

A montagem das alianças políticas nos municípios, registradas nas convenções municipais, colocou por terra a…

29/07/2024

Guerreiros são guerreiros…

É preciso ser justo: os servidores do Saerb foram guerreiros. O trauma porque passaram esta…

29/07/2024