Após várias cobranças feitas pelo Sinteac, a Prefeitura de Rio Branco abrirá, finalmente, concurso público para professores efetivos. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira pelo prefeito em exercício, Márcio Batista (PCdoB) à presidente do sindicato, Rosana Nascimento. “Até o mês de julho teremos a lista dos aprovados para nomeação imediata”, disse Batista. Rosana insiste que os educadores provisórios, com vínculo de um ano, não tenham seus contratos interrompidos. “A efetivação é bom para todos. Não há segurança jurídica ou trabalhista com a contratação de provisórios”, entendeu a presidente do Sinteac. Segundo o prefeito, serão abertas mais de 250 vagas. Um vídeo gravado no gabinete do prefeito e postado no facebook do Sinteac esclarece todas as dúvidas.
A presidente do Sinteac entregou uma pauta extra, e pediu urgência na resposta do município. Uma questão que está deixando muitos trabalhadores da educação apreensivos é o não pagamento da licença prêmio devido aos aposentados. O benefício deveria ser pago em três parcelas, conforme compromisso anterior assumido pela prefeitura. Rosana levou ao prefeito as reclamações dos aposentados, que há algum tempo aguardam o efeito financeiro nos seus contra-cheques.|
Márcio Batista informou que os cálculos estão prontos. “Resta definirmos uma estratégia de diluir esses valores na folha de pagamento”, afirmou. O prefeito se comprometeu em enviar a lista dos trabalhadores que terão a licença prêmio paga já a partir de fevereiro.