Categories: Cotidiano Notícias

Justiça orienta sobre autorização de viagem para crianças e adolescentes

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Com a chegada das férias de fim de ano, e as prolongadas de janeiro, os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes devem ficar atentos aos procedimentos necessários para obtenção da autorização para viagem de menores. Os interessados devem verificar com antecedência se há necessidade de solicitar essa autorização, lembrando que, em todos os casos, os viajantes devem portar Documento de Identificação, sendo que as crianças e os adolescentes que não o tiverem devem viajar com a Certidão de Nascimento original ou autenticada. No caso de responsável legal, é preciso comprovar a guarda ou tutela da criança ou adolescente mediante certidão do juízo que a concedeu.


No site do Tribunal de Justiça do Acre é possível acessar todas as informações relacionadas ao assunto, como formulários, cartilhas, no botão Viagem/Menor, que aparece em destaque na página da Instituição.


No caso de viagem internacional, por exemplo, a autorização é exigida sempre que crianças e adolescentes (0 a 17 anos) precisarem viajar para outros países desacompanhados, na companhia de apenas um dos pais ou acompanhados de terceiros. A autorização não é exigida apenas quando a criança ou adolescente for viajar com ambos os genitores.


Para facilitar a vida das famílias, a Corregedoria Geral da Justiça do Acre expediu o Provimento nº 22, de 10 de junho de 2015, com o Formulário Padrão de Autorização de Viagem Nacional para Menores e o Formulário Padrão para Autorização Judicial de Viagem.


No site do Tribunal de Justiça do Acre também é possível acessar o Provimento, a Cartilha de Viagem ao Exterior e o formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional do CNJ, além da Cartilha da ANTT, os modelos de formulários e outras informações úteis.


 Informações – Em Rio Branco, os interessados devem procurar a 1ª Vara da Infância e da Juventude, na Rua Alvorada, nº 764, Bairro Bosque (próximo ao Hospital Santa Juliana), ou pelos telefones (68) 3211-5539 e 3211-5542. Nos finais de semana e feriados, é possível acessar esse mesmo serviço através dos Plantões Judiciários (veja relação completa dos juízes plantonistas através do site do Tribunal de Justiça do Acre).


Na segunda maior cidade do Estado, deve-se procurar a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul ou pelo telefone (68) 3311-1640.


O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Nos demais municípios do Estado, o cidadão deve procurar a Vara Cível de cada Comarca. Para solicitar a autorização, é necessário apresentar documento de identificação da criança – certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou carteira de identidade – e dos pais ou responsáveis – carteira de identidade ou outro documento que tenha validade por força de lei. As informações são da Ascom do TJAC.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Acre

Secretaria de Meio Ambiente lamenta morte da esposa de Fernando Melo

A Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) manifestou pesar na noite desta quarta-feira, 8,…

08/01/2025
  • Juruá

Ex-vereador Jadinha morre aos 63 anos em Cruzeiro do Sul

O ex-vereador Jader Saraiva Machado Filho, o Jadinha, de 62 anos, morreu nesta quarta-feira, 8,…

08/01/2025
  • Acre

Trabalhador morre após sofrer mal súbito durante serviço

Um jovem de aproximadamente 22 anos, funcionário de uma empresa terceirizada contratada pelo Departamento de…

08/01/2025
  • Acre 01

Governadora em exercício empossa membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional

Proporcionando avanços nas políticas públicas e no controle da Segurança Alimentar e Nutricional estadual, a…

08/01/2025
  • Nacional

Moraes diz que plataformas continuarão no Brasil se respeitarem a lei

Um dia após o magnata Mark Zuckerberg - dono do grupo Meta, que controla o…

08/01/2025
  • Acre 01

Esposa de Fernando Melo tem morte encefálica confirmada; família autoriza doação de órgãos

Esmeralda Melo, 51 anos, esposa do ex-deputado federal e advogado Fernando Melo, teve morte encefálica…

08/01/2025