O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) registrou, em 2015, mais de 700 mil ligações envolvendo diversas solicitações de emergência pelo 190 do atendimento da Polícia Militar e 193 dos Bombeiros.
Os dados revelaram um aumento de 7% de solicitações em comparação ao ano anterior (2014), que totalizou mais de 650 mil ligações. Mas, segundo o coordenador-geral do Ciosp, major Roberto Marques, o aumento ocorreu em virtude da cheia histórica do rio Acre, ocorrida entre os meses de fevereiro e março.
O major ressalta, ainda, que um dos grandes problemas enfrentados na prestação do serviço são os trotes, que além de ser considerado pode ainda colocar vidas e patrimônios em risco.
Como funciona o Ciosp – No Ciosp, cada integrante da equipe é responsável por uma função específica. Os atendentes recebem as ligações e fazem o cadastramento das ocorrências. Estas, por sua vez, são automaticamente encaminhadas pelo sistema aos despachantes, que têm a incumbência de providenciar o atendimento, acionando os órgãos de segurança competentes, de acordo com cada caso. As informações são da Agência Acre.