Menu

Cristãos se reúnem e celebram 2016 em meio à fé e cânticos de ação de graças

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diz a crença popular de que a maneira como se passa a festa de Réveillon influencia na sorte que se terá ao longo do ano que começa. Há, porém, quem longe de qualquer superstição, quer passar a festa do mesmo jeito que pretende estar no resto do ano: perto de Deus.


Se muitos preferem passar a virada do ano em shows musicais, outros optam por curtir o réveillon na igreja. Essa é a principal escolha dos protestantes de Rio Branco (AC). Mas os católicos também não ficam para trás. Igrejas de diversas denominações realizam reuniões especiais agradecendo a Deus pelo ano que se finda, e entregando o novo ano nas mãos do Criador.

Publicidade

A reportagem do ac24horas acompanhou dois desses momentos, um deles, na catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), o maior templo evangélico da capital, e o outro, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, templo referência dos católicos da capital acreana.


1 culto_agostinho


“Não há nada lá fora que me deixa mais feliz. Quero iniciar o ano agradecendo a Deus por tudo que conquistei em 2015, e já agradecê-lo antecipadamente pelo que Ele me oportunizará em 2016. Alguns iniciam o ano com o pé direito; eu inicio o ano com Deus, falando com Ele, e ouvindo a voz dEle”, conta a estudante de Direito, Maria Eduarda Braga, de 23 anos.


Pelo menos três mil pessoas lotaram o templo da IBB, na capital. Alguns vestiam branco, outros, amarelo. Alguns nem se importavam com a superstição que prevê uma veste específica para a virada do ano. Na verdade, o que se via era centenas de pessoas ajoelhadas, cantando, dançando e celebrando àquilo que creem ter Deus as dado.


“Nesse dia 31 as pessoas estão muito abertas para receber no seu espírito mudança, recomeço, transformação. Nesse culto é possível que isso seja gerado no espírito delas. O intimo delas é tocado com mais sensibilidade. É um momento de renovo, um momento de transformação”, acredita o pastor Agostinho Gonçalves, presidente da Igreja Batista.


Na Catedral católica, as orações e louvores ocorreram mais cedo: às 19 horas. Numa missa lotada, com cerca de 1.500 pessoas, o bispo Dom Joaquín Pertíñez, líder da igreja no Acre, falou sobre ação de graças e lembrou que Jesus, o filho de Deus, veio ao mundo e permitiu vida em abundância, mas, sempre, de forma moderada.


“Hoje a palavra foi de ação de graças e de paz. Queremos iniciar o ano de 2016 com muita paz, e que ela permaneça durante todo o ano, para que possamos, nesse ano, sendo instrumento de paz, e do amor de Deus. Que possamos ser usados por Deus para levar uma palavra saudável às pessoas que necessitam. É isso que Deus quer de nós: que façamos o bem para todos”, disse o bispo.


1 igreja_missa


E é exatamente no que acredita a idosa Marai Peixota da Silva, de 87 anos. Para ela, todos os anos é necessário ir à missa e agradecer a Deus e Maria, [mãe de Jesus] que ano que passou. “Na verdade, nossa vida é como uma passagem. Hoje estamos, e amanhã podemos não estar mais. Então, é por isso que eu sempre venho à missa no fim do ano. Não gosto de festas, mas gosto de agradece a Deus pelo que Ele me permitiu no ano que passou. Que 2016 seja um ano de muita paz”, falou a católica.


 

Publicidade

 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido