Menu

Uma revelação para fechar o ano: “o nosso governo é da Terra, a vice Nazaré Araújo é de Júpiter”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

ET_02


Conversando ontem num supermercado da cidade com um integrante do governo, este me fez uma revelação interessante, que vou publicar até como um indicador de mudança de comportamento. Disse que nas reuniões, quando é dada a palavra à vice-governadora Nazaré Araújo fica um incômodo porque é no mínimo 1 hora de prelação falando mil maravilhas da gestão, como se não tivesse uma crise econômica, problemas de caixa, problemas com fornecedores e o governo acreano servisse de exemplo para a ministra alemã Ângela Merkel e ao presidente Barack Obama. “Para ela, somos o melhor do mundo em tudo” – pontuou. E concluiu: “Luiz Carlos, o nosso governo é da Terra, a nossa vice Nazaré Araújo é de Júpiter”. Como o comentário não veio da oposição não tive espaço nem para contraditar. A não ser dizer: as mulheres de Júpiter são bonitas.


Uma bomba para o PT desativar
Quem viu ontem na bancada de autoridades o prefeito de Acrelândia, o sorridente Jonas da Farmácia (PT), na entrega de novas unidades na “Cidade do Povo, pensa estar tudo às mil maravilhas com ele. Não está: responde seis ações por supostas improbidades e uma por acusação de cárcere privado. Ficará difícil para cúpula petista manter a sua candidatura à reeleição ainda que até a eleição não saia nenhuma condenação, o que é improvável. A minha avaliação é que nenhuma liderança subiria no seu palanque para defender sua administração. Se o PT avalizar a sua reeleição será como dar à oposição meio caminho para uma vitória.


Saga maldita de acrelândia
O prefeito Jonas da Farmácia dá seguimento à saga maldita que se abateu sobre a política de Acrelândia, que tem dois ex-prefeitos presos e um terceiro com direitos políticos suspensos.


Outro com problemas sérios
Outro prefeito com problemas de fraca gestão e acusações de improbidades, que acabaram na aprovação de uma CPI é o Tonheiro (PT), no Bujari, que independente das duas situações a sua reeleição é vista até pelos seus aliados como muito difícil.


Novo nome
Guardo sempre reservas quando me é pedido e se trata de uma situação política não definida. Por isso não cito o nome: político de vários mandatos parlamentares se encontra em franca articulação para anunciar a sua candidatura à PMRB. Deverá ocorrer por todo mês de janeiro.


Dignidade para a família
A entrega de mais de 300 unidades habitacionais ontem na “Cidade do Povo” pelo governador Tião Viana deve ser visto não como um simples repasse de imóveis, mas se trata, acima de tudo, de se dar dignidade a quem todo ano perdia tudo com a enchente do Rio Acre.


Mais de duas mil casas
Só este ano, o governador Tião Viana já entregou às famílias de baixa renda somando com outros conjuntos, mais de duas mil casas. Um número expressivo em tempos de recessão.


Destaques na Câmara Municipal
Não acompanhei as sessões da Câmara Municipal de Rio Branco. Por não ter como opinar, eu liguei a dois colegas que cobrem os trabalhos da Casa e indaguei: quais os vereadores que mais se destacaram? Citaram: Marcelo Jucá (PSB), Lene Petecão (PSD), Raimundo Vaz (PRP) Gabriel Forneck (PT).


Não se perde o que não se tem
Não comove numa análise fria a queda de repasses do FPM para os municípios. Não era um dinheiro que estava certo para ser recebido, o que havia eram estimativas de receitas que não se confirmaram, por isso é falsa a justificativa de alguns que faltou dinheiro para trabalhar. Veio o recursos que era para vir.


Praticamente o que aconteceu
O problema das prefeituras acreanas estarem quebradas é que os prefeitos se puseram a gastar sem planejamento, entupiram de afilhados em cargos de confiança, contrataram terceirizados contando com o imponderável, o aumento do FPM. Aparelharam as gestões com filiados de seus partidos, e os aumentos no FPM não ocorreram.


Todos sabiam do tamanho do abacaxi
Não tem nenhum coitadinho, nenhum prefeito inocente nesta história, todos sabiam que pegariam prefeituras ou destroçadas ou sem recursos. Por isso não cabe a desculpa da crise econômica. Não é na bonança que se conhece o um bom administrador público. E todos diziam ter uma vara de condão para resolver os problemas.


Não disputem a reeleição
O mais cômico da história toda é que os prefeitos que podem disputar um novo mandato brigarão pela reeleição. A coisa está ruim e querem novo mandato? Não é estranho?


Promessa para santo Expedito
A maioria dos fornecedores do governo ou prestadores de serviço que têm dinheiro para receber trate da fazer promessa para São Expedito – o santo das causas impossíveis – para que o FPE de fim de ano venha gordo e possam sair do vermelho antes de acabar 2015.


Chamado na catacra
A coluna tem a informação de um dirigente do PCdoB de que, o partido vai pressionar o vereador Raimundinho (PCdoB) a retirar o requerimento de sua autoria que pede a cassação do prefeito do Bujari, Tonheiro (PT). Se recuar vai se desmoralizar politicamente.


Culto à personalidade
O secretário Jamil Asfury faz um trabalho sério e com competência na Secretaria de Habitação. O problema é o culto à personalidade. Seus assessores só o chamam de “Dr. Jamil” e ninguém a ele se dirige se antes passar o motivo, para uma espécie de triagem. Pára com isso, Jamil!


Dorme-se nele e acorda-se fora dele
Cargos de secretário, mandato de governador, prefeito, deputado, vereador, são passageiros, se costuma dormir neles e acordar sem eles. É um vento que passa bem rápido. Experiência própria.


Única tática
Para quem quer disputar uma prefeitura não pode bater em projetos que estão dando certo, mas nos fracassos e no que deixou de ser feito. O candidato a prefeito de Tarauacá, Mirabor Leite (PMDB), está indo pelo caminho certo, ao polarizar com o prefeito Rodrigo Damasceno.


Peso da experiência
Só me diverti quando li comentários que os irmãos Jorge Viana e Tião Viana estavam rachados politicamente e que o Jorge, inclusive, iria para o REDE da Marina. A experiência me ensinou não ser emotivo na notícia. Ontem, os dois estavam juntos e sorridentes na “Cidade do Povo”.


Divergências naturais
Aconteceram divergências entre ambos sobre a forma de governar, mas nada do outro mundo, questão de estilo. Alguns incautos do governo acreditaram no “racha” e saíram disparando no Jorge Viana. O quadro de ontem mostra que não se mete a mão em cumbuca.


Fim do PT
É preciso um mínimo de bom senso quando se comenta um assunto. Há diferenças sim sobre a maneira de governar, mas nada que se pudesse prever um rompimento político. Uma briga entre os irmãos Viana seria o mesmo que matar a galinha dos ovos de ouro do PT.


Jogo para 2016
O deputado Eber Machado (PSDC) e o presidente do PSOL, Valdir França, sentaram ontem para conversar sobre uma coligação para a disputa da prefeitura da Capital. Poderá dar jogo em 2016.


Zero prefeito
O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, poderá iniciar o ano sem nenhum prefeito no partido. Mas, costuma fazer pouco caso dizendo que não se perde o que não se tem, já que todos os prefeitos dissidentes apoiaram candidatos de fora do PSDB.


Segundo turno certo
Disputando a prefeitura de Rio Branco estarão Tião Bocalon (DEM), Eliane Sinhasique (PMDB), Marcus Alexandre (PT), Eber Machado (PSDC) e Francineudo Costa (PSDB). Dá a certeza de que teremos um segundo turno e um debate mais ampliado no primeiro turno.


Bom secretário
O secretário Nil Figueiredo (SEAPREOF) está na lista dos secretários do governo Tião Viana que se salvaram, a falta de maiores recursos não foi empecilho a que fizesse um bom trabalho. Não capinou sentado como a maioria dos seus colegas.


Buiado, né Everaldo?
Os números do tesouro federal mostraram que o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, é o único do Acre que não pode reclamar de caixa baixo, recebeu recursos sem perdas no FPM.


Sinceramente, não entendi!
Ninguém conseguiu entender. Estou entre estes. Gostaria até que o prefeito Marcus Alexandre explicasse: por qual motivo a culpa do reajuste do preço da passagem de ônibus é da oposição? Não é a FPA que tem uma maioria esmagadora na Câmara Municipal de Rio Branco?.


Que isenção é essa?
Mero bafo do senador Petecão (PSD) de que buscará consenso na Capital em torno de uma candidatura única à PMRB. Não vai conseguir nem aqui e nem em Cruzeiro do Sul. E como ser isento querendo a mulher Marfisa Petecão (PSD) de vice da Eliane Sinhasique (PMDB)?


Foram coerentes
Acho que o governo e a prefeitura foram coerentes ao não realizar a festa tradicional de Fim de Ano. Não teriam como justificar gastos num tempo de crise. Resolveram pegar carona na promoção tradicional da solta de fogos do Ted Fogueteiro, no bairro da Base.


Aluízio Bezerra, o “Carcará”
No tempo em que todo mundo arrepiava de medo de assumir ser da oposição, vigia a ditadura militar, com a ARENA na sua plenitude e o MDB um fogo de monturo, Aluízo Bezerra (MDB) era o grande expoente da oposição, porque não temia. Fez de Cruzeiro do Sul o seu reduto, numa eterna briga com o então prefeito João Tota, figura de confiança dos militares. Aluízio, que se elegeu deputado federal, senador, é um nome que não pode ficar fora da história política do Acre, como um baluarte no enfrentamento com o poder. Foi prefeito de Cruzeiro do Sul. Costumava realizar júris populares em comícios para julgar autoridades. Uma delas foi o arenista Juiz Jovino Luz. Tinha advogado de defesa e de acusação no palanque. A condenação, que sempre ocorria, era pelo levantar das mãos. A doença o tirou da política. Mas ficou na história.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.