Nesta segunda-feira, 28, um levantamento apontou que as vendas no varejo brasileiro tiveram queda de 15% no período do Natal, principal data no calendário do setor, na comparação com o ano anterior. A revelação é da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Segundo o estudo, na semana do Natal deste ano, de 18 a 24 de dezembro, o comércio brasileiro teve faturamento de R$ 50,551 bilhões. Um ano antes, o valor havia sido de R$ 59,244 bilhões.
Mas os dados são divergentes quanto levados em conta os resultados do indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Natal 2015, que mostra queda de apenas 6,4% em todo o país. Este, igualmente, foi o pior desempenho do varejo para as vendas de Natal desde a criação do Indicador em 2003.
Para os economistas da Serasa Experian, inflação e desemprego em alta, crediário caro, quedas da renda real e dos níveis de confiança dos consumidores desestimularam o movimento dos consumidores nas lojas durante a data comemorativa do Natal deste ano.