Menu

Depois de ser considerado um dos piores, IFAC faz ponderações sobre avaliação do MEC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A pró-reitora de ensino substituta do IFAC, Paola Alvarez, fez ponderações sobre o desempenho da instituição, considerada uma das piores de nível superior do Brasil, segundo o Ministério da Educação.

034f6c75-ef74-4774-923b-01de1c993252

Depois de ser considerada uma das piores do ensino superior do Brasil, IFAC faz ponderações sobre avaliação do MEC

A pró-reitora informou que o IGC, Índice Geral de Cursos, não é um indicador “isolado” para aferir a qualidade do ensino.

Anúncio

Para ser “reprovada”, uma instituição precisa ficar abaixo da faixa 3 do IGC, que vai de 1 a 5 e é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país. O IFAC obteve média 2.

“É uma avaliação que considera apenas o ENADE. Não havia passado ainda pelo processo de reconhecimento de curso. O processo de reconhecimento de curso é bem mais amplo. Ele envolve visitas in loco, ele envolve a verificação minuciosa a partir de indicadores. Nós já tínhamos ciência que esse poderia não vir o indicador que demonstrasse de forma holística toda nossa estrutura, todo um trabalho que nós tínhamos desenvolvido, tínhamos consciência sobre isso. Queremos esclarecer a nossa comunidade que o IGC é um dos principais indicadores, mas ele não é o indicador isolado de qualidade. Ele não pode ser verificado de forma isolada. Ele se refere a um tempo. Este agora se referiu de 2012 a 2014, assim como nós teremos agora em 2016 o IGC que vem de 2013 a 2015. Aí nós já teremos colhido os frutos desses nossos cursos que já estarão bem melhor avaliados”, disse a pró-reitora.

Como notas 1 e 2 são insuficientes e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC. Uma das medidas possíveis, por exemplo, é a proibição de novos vestibulares até que a instituições aponte soluções para melhora do desempenho.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.