Menu

Equipe de profissionais do Lacen serão capacitados para diagnóstico de zika vírus e chikungunya

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) receberão uma capacitação para diagnóstico de zika vírus e chikungunya que será ofertado pelo Ministério da Saúde (MS). A previsão é de que a qualificação se efetive em janeiro.

A capacitação irá proporcionar maior agilidade no resultado de exames, uma vez que, atualmente, as amostras de casos suspeitos de zika vírus e chikungunya sob suspeita no Acre são enviadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Anúncio

O MS informou que o repasse da tecnologia está sendo feito pelos laboratórios sentinelas de referência da Fiocruz, localizados no Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Instituto Evandro Chagas e Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O Zika vírus e chikungunya são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mosquito que também dissemina quatro tipos de dengue. A importância de combate ao vetor tem sido reforçada pelo MS, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. As informações são de Agência Acre.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.