Neste final de semana o ac24horas recebeu o título de Portal de Noticias mais popular do Acre, o 1º Top Of Mind, em evento realizado no auditório do Hotel Best Western, em Rio Branco. A solenidade contou com a presença de autoridades e a nata da comunicação do Estado.
O reconhecimento ao ac24horas veio através de uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Control feita nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Epitaciolândia e Brasiléia, onde 1.200 pessoas foram ouvidas entre os dias 10 a 14 de dezembro.
Segundo o Instituto, quase 25% dos entrevistados citaram o ac24horas como o principal meio de comunicação na internet – no Acre – , abrindo uma assim ampla vantagem do segundo colocado, a Contilnet, que registrou 5,30% da preferência dos acreanos. O terceiro lugar ficou com o Ecos da Noticia, com 4,20%.
O editor de política do site, jornalista Ray Melo, recebeu o título das mãos do proprietário do Data Control no Acre, o empresário José Denis Moura Santos, e enfatizou a alegria de receber o reconhecimento por meio de “pesquisa séria, que mostra o contexto real da mídia no Acre”. “Ofereço essa honraria a todos os nossos companheiros que ajudam a fazer oac24horas o mais forte da região”.
Idealizado pelo jornalista Roberto Vaz, o ac24horas iniciou sua trajetória no ano de 2007, época em que ter um computador em casa era artigo de luxo. Com o passar dos anos, o site foi se consolidando por ser o único jornal a fazer uma linha dura contra o “vianismo” e os desmandos do poder. Diariamente o site de garagem como era chamado, denunciava maus políticos, fraudes em administrações públicas e sempre foi impiedoso com aqueles que teimam em desconhecer as leis. Apesar dos muitos processos, não recuou e por isso caiu no gosto dos acreanos, como o principal meio de comunicação na internet no Acre.
O Data Control atua no mercado acreano desde o ano de 1995 e foi responsável por acertar com exatidão os números da vitória do então candidato a prefeito Flaviano Melo contra o petista Raimundo Angelim em 1999. Na época, o PMdebista venceu com uma diferença de três pontos percentuais.
DEMAIS PREMIADOS
A noite também foi marcada pela entrega de títulos aos demais veiculos de comunicação do Acre. Na categoria Canal de TV Local, a TV Gazeta, do Grupo Recol, foi reconhecida como a número 1 dos acreanos, sendo lembrada por 39% dos entrevistados, seguida pela TV Acre, afiliada Rede Globo, com 29%. A TV Rio Branco ficou com 10%.
Na categoria programa jornalisticos da TV, o Gazeta Alerta (TV Gazeta) venceu disparado a concorrência, com 45% da preferência do público. O Jornal do Acre, da TV Acre, ficou sem segundo com 5%, seguindo pelo Programa Juruá Noticias, de Cruzeiro do Sul.
No hall de programas de variedades, o Geração Gazeta, também da TV Gazeta, ficou com a preferência de 17% dos entrevistados.
Na categoria Jornal Impresso, o Jornal A Gazeta ficou a preferência de 14% dos acreanos, enquanto o Jornal O Rio Branco ficou 12%, seguido pela A Tribuna com 4%.
Em relação as emissoras de radio, a Radio Acre FM ficou quase 20% da preferência na pesquisa realizada pelo Data Control. A Radio Boas Novas e a Difusora Acreana, ficaram praticamente empatadas, com 15,50% e 15,20, respetivamente, na pesquisa.
Entre os poderes constituidos no Estado, o Judiciário ficou com o titulo de mais confiável, com 62% da preferencia do entrevistados. O podeser executivo ficou com 10% e o legislativo com 6%.
Entre os entrevistados, o político mais lembrado é o governador do Estado, Sebastião Viana, 15,40%. Colado nele, vem o seu irmão, o senador Jorge Viana com 14,80%. O prefeito Marcus Viana é o terceiro mais lembrado com 14%.