Categories: Cotidiano Notícias Política

Janot pede afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara

Published by
Da redação ac24horas

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou na tarde desta quarta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de afastamento cautelar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo de deputado federal e de presidente da Câmara.


O G1 procurou a assessoria de Cunha para repercutir a solicitação da Procuradoria Geral da República (PGR), mas foi informado que somente o advogado do peemedebista irá falar sobre o assunto. Até a última atualização desta reportagem, o defensor ainda não havia sido localizado.


A iniciativa de Janot tem como objetivo assegurar a continuidade das investigações criminais contra Eduardo Cunha e a instrução dos processos. Para o chefe do Ministério Público, o presidente da Câmara vem utilizando o cargo em benefício próprio e ilícito para evitar a continuidade das investigações contra ele.


Em nota, a assessoria da PGR informou que o afastamento do peemedebista do Legislativo é necessária para garantir a ordem pública”, a regularidade de procedimentos criminais em curso perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e a normalidade das apurações submetidas ao Conselho de Ética.


Conforme o pedido, tanto as acusações de corrupção e lavagem de dinheiro (Inq 3983), quanto a investigação por manutenção de valores não declarados em contas no exterior (Inq 4146), podem acarretar a perda do mandato de Eduardo Cunha, seja pela via judicial ou no campo político-administrativo, o que autoriza a medida cautelar de afastamento do cargo. Para o PGR, os fatos retratados na petição são anormais e graves e exigem tratamento rigoroso conforme o ordenamento jurídico.


O PGR aponta em seu pedido onze fatos que comprovam que Eduardo Cunha usa seu mandato de deputado e o cargo de presidente da Câmara para constranger e intimidar parlamentares, réus colaboradores, advogados e agentes públicos, com o objetivo de embaraçar e retardar investigações contra si. Os documentos apreendidos nas buscas realizadas na data de ontem, 15 de dezembro, reforçaram as provas já reunidas pela Procuradoria-Geral da República.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Após prisão, campanha arrecada dinheiro para dívida do cantor Hangel Borges

Uma campanha solidária foi lançada por familiares e amigos do cantor Hangel Borges com o…

27/05/2024

Sertanejo Milionário recebe alta do hospital após AVC

O cantor sertanejo de 84 anos Milionário, da dupla Milionário & José Rico, recebeu alta…

27/05/2024

Modelo de atendimento ao público, OCA Xapuri completa 14 anos de criação

A primeira unidade da Organização em Centros de Atendimento, a OCA de Xapuri, completa 14…

27/05/2024

No Acre, 99% das moradias rurais tem privação da rede geral de água tratada

Apesar de essenciais para a agricultura e a pecuária no país, os trabalhadores rurais convivem…

27/05/2024

Rio Branco busca o G-4 da Série D contra o Trem nesta segunda (27)

Na busca por uma vaga no G-4, o Rio Branco duela com o Trem-AP nesta…

27/05/2024

Publicado resultado de prova e perícia em vagas PcD de seletivo da Sesacre

Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 27, o governo do Acre,…

27/05/2024