Menu

Deputado Ney Amorim fecha o ano legislativo em alta na presidência da Assembleia Legislativa do AC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O jovem deputado estadual Ney Amorim (PT) conseguiu conduzir bem os trabalhos legislativos e agradar gregos e troianos, ou seja, governistas e oposicionistas. Raramente algum deputado reclamou da postura do presidente da Casa por estar beneficiando um lado ou outro. Além disso, a produção da atual legislatura de projetos e indicações superou em muito os anos anteriores. Um saldo positivo para um grupo deputados, a maioria de primeiro mandato, que começou o ano de 2015 desacreditado. Ney conseguiu conduzir bem o “trem” legislativo que não descarrilhou em manchetes negativas na imprensa e recebeu nas suas dependências de maneira democrática as categorias que precisaram de auxílio. Por tudo isso, Ney Amorim encerrou o ano com a sensação de vitória e missão cumprida em mais esse desafio da sua carreira política.


Assista a entrevista em vídeo com o deputado Ney Amorim sobre o balanço dos trabalhos da ALEAC em 2015. E também o que pensa sobre as especulações do seu futuro político.

Publicidade

video
play-sharp-fill


Uma nova geração de políticos
Nem tudo está perdido. Não concordo que o Acre não tenha quadros para conduzir os rumos do Estado nos próximos anos. Uma nova geração de políticos está surgindo e assumindo responsabilidades importantes na vida pública acreana, tanto da FPA quanto da oposição.


Do lado da FPA
Na minha avaliação, o deputado federal Léo Brito (PT) foi o melhor parlamentar da bancada governista acreana em Brasília. Na ALEAC, o líder do governo, Daniel Zen (PT), também se destacou. Juntos com Ney Amorim formam uma trindade mais diplomática e democrática que pode mudar os rumos do PT acreano.


Do lado da oposição
No plano nacional, o deputado federal Major Rocha (PSDB) teve um dos mandatos mais ativos que já acompanhei. Na ALEAC, os destaques foram a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) e Gehlen Diniz (PP) que conseguiram imprimir um ritmo forte de oposição consciente e qualificada ao PT no Estado.


Ainda mais populares
Não adianta gritar. Os dois políticos mais conhecidos pelo povão do Acre ainda são o senador Jorge Viana (PT) e o deputado federal Flaviano Melo (PMDB). Talvez por terem feito governos marcantes no Estado ou por serem políticos experientes que não se abalam mesmo diante das dificuldades naturais da política.


Revelações
Alguns outros deputados estaduais conseguiram manter foco dos seus mandatos. Por exemplo, Jenilson Leite (PC do B), empunhou a bandeira de apoio aos municípios isolados e aos indígenas. Sempre com vistas à saúde pública e à melhoria de prestação de serviços nesses recantos esquecidos.


Revelações 2
O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), foi um dos mais ferrenhos críticos à infraestrutura do Estado. Os serviços inacabados da BR 364 e as obras mal feitas da Ruas do Povo sempre estiveram na sua alça de mira.


Revelações 3
Heitor Jr. (PDT) e Maria Antônia (PROS), lutaram por causas definidas com a atenção às hepatites e à hanseníase. Cumpriram bem os seus papéis de representantes de setores esquecidos da nossa sociedade.


Chutando o pau da barraca
Outro que conseguiu se manter na mídia foi o deputado Éber Machado (PSDC). Enfrentou a FPA quando se sentiu preterido. Assumiu o papel de porta-voz dos empresários e terceirizados. Não se declarou de oposição, mas tem dado dor de cabeça ao Governo.


Cumpriram bem os seus papéis
Só para registrar, Raimundinho da Saúde (PTN) teve uma boa atuação parlamentar “quase” independente. Os deputados petistas Leila Galvão (PT), Lourival Marques (PT) e Jonas Lima (PT) não correram da raia e defenderam o Governo até em questões indefensáveis.

Publicidade

Balançou, mas não caiu
Uma outra “figura” dessa atual legislatura é o deputado Jairo Carvalho (PSD). Teve rompantes ora defendendo e ora atacando o Governo do PT com a mesma intensidade. Parecia que se renderia as benesses do poder, mas terminou o ano na oposição.


De volta ao front
O ex-deputado federal Taumaturgo Lima (PT) acabou de assumir o cargo maior do Ministério do Trabalho do Acre. Quem acha que Taumaturgo enterrou as suas pretensões de voltar à política se engana. Ele tem vários projetos para colocar em prática durante esse período distante das tribunas legislativas.


Especulações tucanas
A desistência da professora Socorro Nery (PSDB) de ser candidata à prefeitura de Rio Branco me dá uma certeza. Com os nomes de Rocha e Bittar (PSDB) fora da disputa os novos pretendentes são inferiores em qualidade e preparo em relação a Socorro Nery.


Candidatíssimo
Um assessor do atual prefeito de Sena Madureira garante que Mano Rufino (PSB) será candidato à reeleição. Ele me disse que Mano tem muitas cartas na manga para reverter a impopularidade no município. Mais um motivo para a oposição de Sena sair unida se quiser sonhar com a vitória.


A hora do juízo
Está na hora de todas as lideranças da oposição se reunirem para discutirem as eleições municipais no Acre. Quem pensa que o desgaste nacional do PT significa a derrota antecipada dos seus candidatos em 2016 se engana. Podem fazer todas as críticas aos petistas, mas eles aprenderam bem como vencer eleições. A vantagem que a oposição tem no momento precisa que ser bem usada se quiserem reverter o quadro político no Acre. E isso se faz com gente capaz de abrir mão do pessoal pelo coletivo e pela ação de conciliação de lideranças consolidadas. Não se enganem, a disputa de 2016 no Estado será muito dura, tanto para o PT e a FPA quanto para a oposição. Quem cantar vitória antes do tempo estará cavando a própria sepultura.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido