Categories: Destaque Direita Flash Política Regional Notícias Política

Ministério Público Federal cria força tarefa da Lava-Jato para investigar Sebastião e cia

Por
Da redação ac24horas

O Ministério Público Federal criou no inicio de dezembro uma equipe de subprocuradores para trabalhar exclusivamente na Operação Lava-Jato no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação foi publicada pelo jornal Valor Economico.


O grupo ficará focado em analisar material colhido em busca e apreensão, delação e outros materiais encontrados ao longo da investigação e remetidos ao STJ. Cabe ao tribunal investigar governadores, desembargadores e integrantes de tribunal de contas.


Fazem parte do grupo os subprocuradores Francisco de Assis Sanseverino, José Adonis Callou, Maria Hilda Marsiaj, Mário José Gisi e Áurea Maria Etelvina Pierre. Eles já trabalhavam com Ela Wiecko, vice-procuradora-geral da República nos inquéritos da Lava-Jato e agora ficarão com dedicação exclusiva à operação.


A Lava-Jato no STJ investiga o suposto envolvimento dos governadores Sebastião Viana (PT-AC) e Luiz Fernado Pezão (PMDB-RJ) no esquema de corrupção da Petrobras. Além deles, o STJ investiga a suposta participação do ex-governador Sergio Cabral (PMDB-RJ) no mesmo inquérito de Pezão; do ex-ministro Mário Negromonte, em inquérito que envolve o Tribunal de Contas dos municípios da Bahia.


O delator do Petrolão, Paulo Roberto Costa, revelou durante a delação premiada a justiça que o governador Sebastião Viana (PT/AC) teria recebido R$ 300 mil para sua campanha na disputa do governo do Acre em 2010. O delator afirmou que o dinheiro que teria sido destinado para Viana saiu da cota de 1% do PP – Partido Progressista – que tinha o controle político da diretoria Abastecimento da estatal. O nome de Viana aparece numa agenda de anotações de Costa, apreendida em sua casa no Rio de Janeiro. Nela, estão registradas iniciais de nomes de políticos com números relacionados a eles. No caso do governador petista foi registrado “Tvian” ladeado do número “0,3″ – equivalente a R$ 300 mil, segundo o delator.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Acre

Flamenguista ‘roxo’, Gladson vai torcer pelo Santa Cruz no domingo

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), declaradamente flamenguista, mostrou nesta sexta-feira, 22, o seu…

22/11/2024
  • Acre

Governo pede que torcedores cheguem cedo ao Arena da Floresta

O amistoso entre Flamengo Sub-20 e Santa Cruz (AC), que vai ocorrer neste domingo, 24,…

22/11/2024
  • Extra Total 2

Campus Tour 2024 leva mais de 1,5 mil estudantes para conhecer cursos da Uninorte

O Centro Universitário Uninorte realiza mais uma edição do Campus Tour 2024, que acontece nesta…

22/11/2024
  • Acre

Socorro Neri antecipa retorno ao Acre para despedida de Flaviano Melo

A deputada federal Socorro Neri (Progressistas) anunciou nesta sexta-feira (22) que decidiu antecipar seu retorno…

22/11/2024
  • Destaque Entretenimento

Kennedy Santos encara as ladeiras de Cruzeiro do Sul: “será que voltamos de bike ou carona?”

Cruzeiro do Sul, a famosa “terra da farinha e das ladeiras”, foi palco do mais…

22/11/2024
  • Notícias

Bem avaliada, Eliana já tem futuro definido na Globo após The Masked Singer

Eliana Michaelichen já tem mais um projeto definido para 2025. Além da temporada especial do…

22/11/2024