Categories: Cotidiano Notícias

Sebastião Viana e mais 15 governadores enviam carta em apoio a Dilma

Published by
Da redação ac24horas

Sebastião Viana está entre os 16 governadores que assinaram a chamada “carta da legalidade” em apoio à presidente Dilma Rousseff e contra o impeachment.


Além de Sebastião, assinaram a carta os governadores de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.


A divulgação da carta dos governadores a Dilma ocorreu uma semana após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorizar a abertura do processo de afastamento e um dia depois de o vice-presidente da República, Michel Temer, enviar uma carta a ela na qual diz que a petista não confia nele nem no PMDB, partido do qual ele é presidente.


Na carta, os governadores consideram que o impeachment, apesar de ser um instrumento previsto na Constituição, “é um recurso de extrema gravidade que só deve ser empregado quando houver comprovação clara e inquestionável de atos praticados dolosamente pelo chefe de governo que atentem contra a Constituição.”


Dilma se reuniu no Planalto com alguns dos governadores de sua base. Sebastião Viana está em Paris, na França, participando da COP 21 e por isso não compareceu ao Planalto.


Leia a íntegra da carta divulgada pelo Palácio do Planato:


CARTA PELA LEGALIDADE


Os Governadores estaduais vêm, por meio desta nota, manifestar-se contrariamente ao acolhimento do pedido de abertura de processo de impeachment contra a Presidenta da República.


A história brasileira ressente-se das diversas rupturas autoritárias e golpes de estado que impediram a consolidação da nossa democracia de forma mais duradoura. Tanto é assim que este é o período mais longo de normalidade institucional de nossa história, conquistado após a luta de amplos setores da sociedade. Nesse sentido, é dever de todos zelar pelo respeito à Constituição e ao Estado Democrático de Direito.


Entendemos que o mecanismo de impeachment, previsto no nosso ordenamento jurídico, é um recurso de extrema gravidade que só deve ser empregado quando houver comprovação clara e inquestionável de atos praticados dolosamente pelo chefe de governo que atentem contra a Constituição.


O processo de impeachment, aberto na última quarta-feira, 02/12, carece desta fundamentação. Não está configurado qualquer ato da Presidenta da República que possa ser tipificado como crime de responsabilidade.


Compreendemos as dificuldades pelas quais o país atravessa e lutamos para superá-las. Todavia, acreditamos que as saídas para a crise não podem passar ao largo das nossas instituições e do respeito à legalidade. Por isso, ciosos do nosso papel institucional, conclamamos o país ao diálogo e à construção conjunta de alternativas para que o Brasil possa retomar o crescimento econômico com distribuição de renda.


Brasília, 08 de dezembro de 2015.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Rio Branco vai sediar encontro de Juntas Comerciais do Brasil nesta quarta (22)

A capital acreana, Rio Branco, hospedará a reunião nacional dos presidentes de juntas comerciais do…

21/05/2024

Ao lado dos gestores municipais, Barbary participa da Marcha dos Prefeitos a Brasília

O deputado Zezinho Barbary (PP) recebeu diversos prefeitos municipais acreanos na capital federal que participam…

21/05/2024

Inseticida criado pela Embrapa do Acre integra livro botânico

Um capítulo do livro publicado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) sobre…

21/05/2024

Conab suspende leilão para compra de 104 mil toneladas de arroz polido

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) suspendeu o leilão de compra de 104 mil toneladas…

21/05/2024

Polícia Federal descobre nova fraude no Enem no Pará

A Polícia Federal (PF) descobriu uma nova fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)…

21/05/2024

Governo antecipa pagamento de maio para segunda-feira (27) no Acre

O governo do Acre anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores estaduais referentes…

21/05/2024