Menu

Militantes do PC do B e do PSDB debatem o atual cenário político

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A renovação da política é uma necessidade premente. Mesmo porque as velhas fórmulas estão ultrapassadas e a população cansada. Por isso, a coluna resolveu ouvir o que os militantes das juventudes organizadas do PC do B e do PSDB pensam sobre os mais recentes acontecimentos políticos no Acre e no Brasil.


Jeffrey Caetano da UJS e da UNE e a presidente da juventude tucana Lauane Laura, frente a frente, passaram as suas visões sobre o impeachment da presidente Dilma (PT), o aumento das passagens de ônibus na Capital, o governo de Tião Viana (PT) e as políticas públicas para a juventude.

Publicidade

Assista ao debate em vídeo com os jovens militantes Lauane Laura do PSDB e Jeffrey Caetano do PC do B.


video
play-sharp-fill

Fogo cerrado
A pré-candidata à prefeitura de Rio Branco, deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), tem sido fustigada tanto por algumas alas do PSDB quanto pela ex-deputada Antônia Lúcia (PSC). Pelo andar da carruagem a velha oposição do Acre torce pela manutenção das mesmas fórmulas de sempre.


Nada de novo
Na minha avaliação essa saraivada de críticas de alguns setores contra Sinhasique têm como objetivo valorizar a candidatura de Bocalom (DEM). Pra tudo continuar como sempre variando entre Márcio Bittar (PSDB) e Bocalom como eternos candidatos majoritários da oposição.


Tudo no mesmo lugar
Outro aspecto é que nas mais recentes eleições no Acre o PMDB sempre serviu de escada para os majoritários do PSDB. A sensação é de que não querem o partido do deputado federal Flaviano Melo (PMDB) como protagonista na Capital. Tipo assim, o PMDB só serve para vice e olhe lá.


A defesa
Conversei com a candidata do PMDB sobre essas críticas. Sinhasique considera isso natural de qualquer processo de construção de candidatura. Garantiu que está aberta ao diálogo com qualquer partido de oposição, mas que a sua preocupação maior é em se articular com as comunidades e a população.


Escudo
Colocaram o deputado estadual Manoel Moraes (PSB) para defender o PT na ALEAC. O socialista que não é de falar muito na tribuna esses dias fez a defesa veemente da presidente Dilma (PT) e do Governo estadual. Tudo muito bem até chegar a hora de se escolher o candidato da FPA à prefeitura de Xapuri. Aí o caldo pode entornar.


Caminho certo
O ex-deputado estadual Helder Paiva (PSB) será candidato a vereador na Capital. Outros políticos que perderam o mandato como, por exemplo, os deputados Moisés Diniz (PC do B) e Chico Viga (PTB) poderiam seguir esses mesmos passos.


Quem ganha é a população
Mesmo a ex-deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) poderia voltar a disputar a Câmara de Rio Branco. São políticos com experiência de parlamento que poderiam continuar a contribuir para a sociedade como vereadores. E, em 2018, poderão pensar em novos rumos.


Ilusão
Prometeram que a Contax quando instalada no Acre geraria 5 mil novos empregos aos jovens. Não contrataram nem mil ainda. E pior, uma amiga que foi contratada pela empresa ganha um salario mínimo e ainda vem com descontos.


Quem vive assim?
Geração de empregos com qualidade. Essa deveria ser a meta de qualquer governo. Não adianta gerar sub empregos. Ninguém vive dignamente com um salário mínimo por mês. Nesses casos fica só a rotatividade de funcionários e a frustração.

Publicidade

Crescendo
O jovem empresário Aílson Mendonça (DEM) está se articulando bem para disputar a prefeitura de Xapuri. O filho do deputado estadual Antônio Pedro (DEM) tem conseguido apoios importantes da oposição. Ele já conta com o PP, PSDC, PRB e possivelmente o PDT.


Momento ruim
Os prefeitos que disputam reeleição são sempre favoritos. Mas com a diminuição dos repasses federais a maioria das prefeituras está quebrada. Portanto, a próxima eleição pode ser atípica. Muitos prefeitos prometeram, em 2012, aquilo que o dinheiro não permitiu realizar em quatro anos e podem perder por isso.


A loteria de Sena
A cada dia surgem novos candidatos à prefeitura de Sena Madureira. Pelo menos dois da FPA e outros cinco da oposição. Num eleitorado pequeno e sem segundo turno o resultado poderá surpreender. O pior é que o eleito poderá ter algo em torno de 20% dos votos. Muito pouco para ter a sustentação popular.


Nada confirmado
Perguntei ao deputado estadual Joza da Farmácia (PTN) se ele já aceitou a missão de ser o candidato da FPA na disputa à prefeitura de Cruzeiro do Sul. A resposta foi não. Mas como ele retirou sabiamente um processo contra uma colega jornalista talvez esteja preparando um cenário favorável sim.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido