Menu

Polícia Federal realiza operação ligada à Lava Jato em Rondônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (8) mandados no Distrito Federal e em mais 9 estados, dentro da Operação Crátons que, segundo a PF, é um “desmembramento direto” da Lava Jato. A operação investiga crimes ambientais e comércio ilegal de diamantes extraídos de terras indígenas dos cinta-larga, em Rondônia.

Além do DF e Rondônia, a operação é realizada em Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará.

Anúncio

Segundo a polícia, 220 agentes vão cumprir 90 mandados: 11 de prisão preventiva, 41 de busca e apreensão, 35 de condução coercitiva (quando a pessoa é levada a depor e depois é liberada), e 3 intimações para oitivas.

O alvo, de acordo com a PF, é uma organização criminosa formada por advogados, empresários, comerciantes e índios. Eles eram responsáveis por gerenciar um garimpo na reserva indígena Parque do Airipuanã.

Os 11 mandados de prisão devem ser cumpridos em Rondônia. 8 na cidade de Espigão do Oeste e 3 na cidade de Cacoal. Até a última realização desta reportagem, a PF não havia informado os nomes dos presos.

Segundo a polícia, informações levantadas a partir da investigação do doleiro Habib Chater, na 1ª fase da Lava Jato, levaram a polícia ao esquema ilegal de diamantes.

Um dos locais onde são feitas as buscas é um hotel no centro de Brasília. A ação de hoje não envolve investigações da Lava Jato que estão no Supremo Tribunal Federal e nem as que estão na Justiça Federal de Curitiba.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.