Categories: Acre Notícias

Dezesseis prefeitos participam de última assembleia do ano da Associação dos Municipios

Published by
Da redação ac24horas

A Associação dos Municípios do Acre (AMAC) realizou nesta sexta-feira, 4, a 3ª Assembleia Geral Ordinária de 2015, a última do ano. Dezesseis prefeitos estiveram presentes. A abertura foi feita pelo prefeito de Rio Branco e presidente da associação, Marcus Alexandre. Em 2015, lembrou o prefeito, a AMAC foi demasiadamente importante para as prefeituras superarem situações como a cheia dos rios acreanos, especialmente aqueles banhados pela bacia hidrográfica do Rio Acre, e apresentarem aos órgãos do governo federal projetos de qualidade para obtenção de recursos.



Em março deste ano, em meio às grandes enchentes que devastaram bairros de vários municípios, Marcus Alexandre esteve em Brasília na condição de presidente da AMAC em busca de recursos para os municípios afetados. Ele se reuniu com os deputados Alan Rick, Sibá Machado e Léo de Brito, pedindo apoio para as famílias prejudicadas pelas cheias nos municípios de Rio Branco, Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. Os deputados colocaram seus gabinetes à disposição para os apoios necessários. E a situação das prefeituras só não foi pior por causa desse trabalho.


Compreendendo o ano difícil de 2015, a AMAC realizou visitas técnicas aos municípios para prestar apoio às prefeituras – e, nesse sentido, o ano foi muito produtivo: a AMAC elaborou 250 projetos que somaram R$250 milhões em convênios e emendas. Com os cortes no Orçamento da União, não é possível prever se os recursos serão captados.


O secretário-executivo Stênio Melo e técnicos da AMAC apresentaram a pauta de assuntos administrativos e a assessora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Leila Medeiros, fez uma exposição sobre o Plano de Saneamento Básico. O desembargador Roberto Barros e o procurador do Município de Rio Branco, Pascal Khalil, falaram sobre o sistema de pagamento de precatórios.


O consultor do SEBRAE, José Bezerra fez uma ampla exposição sobre a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, proposta de operacionalização do Fundo Especial do Artesanato Acreano, e encerramento da assembleia com inauguração do auditório da AMAC.


Estiveram presentes os prefeitos dos municípios de Bujari, Tonheiro; Brasileia (Everaldo Gomes), Capixaba (Vareda), Epitaciolândia (André Hassem); Manoel Urbano (Ale Anute); Sena Madureira (Mano Rufino); Tarauacá (Rodrigo Damasceno); Cruzeiro do Sul (Vagner Sales); Acrelândia (Donizete Melo); Porto Walter (Zezinho Barbary); Santa Rosa do Purus (Rivelino Mota); Assis Brasil (Betinho); Xapuri (Marcinho Miranda); Feijó (Merla Albuquerque) e Porto Acre (Carlinhos Portela). A assembleia marcou a inauguração do novo auditório da AMAC.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Após viagem à Bolívia, Mailza dá entrada no PS com tosse, febre e mal-estar

A vice-governadora do Acre, Mailza Gomes, deu entrada na noite desta quarta-feira, 1°, no Pronto-Socorro…

01/05/2024

Fã de Zé Leôncio, homem chega fantasiado para show de Naiara Azevedo

Evaristo Barroso, de 52 anos, morador do bairro 6 de Agosto, vestiu 10 quilos de…

01/05/2024

Ex de Davi, Mani Reggo surpreende a web com anúncio: ‘Em breve’

Na manhã desta quarta-feira (01/05), a cozinheira Mani Reggo surpreendeu os seguidores com uma notícia:…

01/05/2024

Em pré-show, DJ Black toca do forró ao eletrônico no Palácio Rio Branco

O DJ Black, primeiro a se apresentar no evento do Dia do Trabalhador em frente…

01/05/2024

O cipó de aroeira voltando para o lombo de quem bateu

BOI VOA. É um ditado político, e que numa figuração, o fato acontece. O prefeito…

01/05/2024

Equipe de Naiara Azevedo discute após passagem de som: “a culpa é minha?”

Ao deixar o palco após a passagem de som em frente ao Palácio Rio Branco,…

01/05/2024