Menu

Quase 20% dos acreanos “sobrevivem” com 1/4 do salário mínimo, diz IBGE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou uma dura realidade sobre o Acre: 18% da população sobrevive com a renda de apenas ¼ do salário mínimo. O estado está entre o ranking dos departamentos com maior índice de todo o país, ocupado o terceiro lugar.

Segundo o levantamento, reportado pela Agência Brasil, o Maranhão é o estado onde mais se vive com um quarto do salário mínimo. O percentual de 23,6% atingido no ano passado é quase 17 vezes maior que o de Santa Catarina, onde apenas 1,4% da população vive com essa renda, por exemplo.

Anúncio

O estado catarinense tinha, em 2004, uma proporção de 2,6% da população vivendo em domicílios com renda per capita de até esse valor. Dez anos depois, poucos estados alcançaram essa marca. São Paulo chegou a 2,2% em 2014, enquanto Mato Grosso do Sul e Distrito Federal atingiram 2,5%.

O ranking nacional é encabeçado da seguinte forma: No outro extremo dos indicadores, Maranhão (23,6%), Alagoas (21,5%), Acre (18%), Ceará (17,7%) e Piauí (17,4%) têm os maiores percentuais de população vivendo com até um quarto do salário mínimo por pessoa.

No Norte, Roraima, que tinha 24,3% da população nessa situação em 2004 e passou a ter 8,1% em 2014, valor considerado pelo IBGE como extremamente positivo e relevante. Houve uma baixa de 16,2 pontos percentuais.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.