Menu

Gravidez precoce é responsável por registros tardios no AC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá tem o maior número de registros tardios de nascimento do país. Foram ao todo 37.151 crianças registradas após os 5 meses de vida na região Norte. Esses foram os dados apresentados na pesquisa ‘Estatísticas do Registro Civil’ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Em entrevista concedida para televisão, a direção da maternidade Barbara Heliodora, responsável por 500 nascimentos em média na capital, informou que a gravidez precoce é responsável pelo maior número de registros tardios. A falta de maternidades nos municípios do interior é outro agravante.

Publicidade

Registros tardios são os nascimentos registrados a partir do quarto mês no ano subsequente ao do nascimento. De acordo com a Lei de Registros Públicos para que a certidão seja gratuita, o registro deve ser efetuado em Cartório no prazo de 15 dias do nascimento da criança, podendo este prazo ser estendido para até três meses para os lugares de nascimento distantes mais de 30 km da sede do Cartório.


Na pesquisa consta que o Amazonas é, no Brasil, o Estado com maior número de registros tardios do País. Em 2014, os registros tardios totalizaram 17,4% dos registros de nascimento feitos em cartório no Estado. Em Santa Isabel do Rio Negro e Uarini os registros tardios superaram 65%.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido