O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcus Alexandre, recebeu na noite desta sexta-feira, 27, em Cruzeiro do Sul o título de Cidadão Cruzeirense, concedido em sessão solene pela Câmara de Vereadores às pessoas que prestaram relevantes serviços em favor do desenvolvimento de Cruzeiro do Sul. Outras 38 personalidades foram homenageadas na cerimônia que lotou o Teatro dos Nauas.
A honraria foi entregue pelo vereador Valdemir Neto, que se declarou “muito honrado” em indicar Marcus Alexandre como signitário da honraria prestada pela sociedade cruzeirense em nome da Câmara Municipal. “Trabalhamos juntos no DERACRE, que sempre se mostrou uma pessoa humildade, mantendo-se junto com as equipes no trabalho”, disse Neto.
O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. O agraciado, segundo definição geral, passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.
Em seu discurso, Marcus Alexandre lembrou de sua trajetória no Vale do Juruá –da primeira visita a Cruzeiro do Sul, em 1999, passando pelo trabalho no DERACRE, os estudos para construção da Ponte da União, a realização de sonhos conjuntos com a população.
No DERACRE, Marcus Alexandre adquiriu muita experiência administrativa ao longo dos cinco anos que esteve à frente do órgão, sendo responsável pelas principais obras de infraestrutura em todo o Estado. As principais realizações de Marcus Alexandre foram coordenar a ligação definitiva da BR-364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com a pavimentação dos trechos entre Sena Madureira – Manuel Urbano – Feijó e Taraucá – Cruzeiro do Sul; construção das grandes pontes da BR-364, destacando os rios Caeté, com extensão de 210 metros; Jurupari (250m), Purus (477m), Envira (300m), Tarauacá (300m) e Juruá (esta a maior do Estado com 550 metros).
No Vale do Juruá, além da reabertura definitiva da BR 364 e posteriormente sua pavimentação, Marcus Alexandre coordenou a realização de obras vitais para Cruzeiro do Sul e região, como a ponte sobre o Rio Juruá, a pavimentação da Variante (trecho de 11 quilômetros da BR 307. Essa ação reduziu grandemente a duração das viagens rodoviárias até Cruzeiro do Sul); a pavimentação de comunidades importantes, como a vila Santa Luzia, que foi 100% asfaltada naquele período; melhoria e pavimentação de ramais estratégicos, como o Badejo; consolidação do acampamento do Deracre naquela região com mais pessoal e mais maquinário; urbanização da Avenida Mâncio Lima, cidade que naquela fase, teve sua principal avenida, a Japiim, asfaltada e urbanizada em ação coordenada pelo prefeito de Rio Branco, que é engenheiro civil de formação. “Divido esta homenagem com os servidores do DERACRE. Ninguém faz nada sozinho”, declarou o prefeito.
Lideranças exaltam mérito de Marcus Alexandre
Marcus Alexandre agradeceu aos vereadores em nome da presidenta da Câmara, Rocilda Sales. Todos eles estiveram presentes à sessão solene: Edmar Azevedo, Romário, Antonio, Elenildo, Carlos Alves, Reginaldo, Clodoaldo, Altemar, Valdemir Neto, Ia Matos e Anísio Correia.
“Estive em Rio Branco e pude constatar que ele é um prefeito atuante”, disse o vereador Reginaldo, do PRP. “Ele me falou que veio pela estrada, o que mostra que ele gosta do Juruá. Me sinto feliz por estar sendo homenageado junto com ele”, comentou o ex-prefeito de Mâncio Lima, Luis Helosman, que também recebeu o Título de Cidadão Cruzeirense.
O motociclista Ladislau Araújo Guimarães, de 24 anos, morreu na madrugada deste domingo, 22, após…
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem registrado aumento do número de coleta de células…
O Ministério da Educação (MEC) irá consultar, por meio de formulário online, dirigentes e secretários…
Subiu para 41 o número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta,…
Menos de um mês após ser contratado pelo SBT, José Luiz Datena vai se ausentar…
Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e…