Construído há menos de três anos, o prédio da Agência Fluvial da Marinha, localizado no Porto de Cruzeiro do Sul (AC), bairro do Remanso, foi desativado devido a um desbarrancamento às margens do Rio Juruá. O local teve que ser desocupado às pressas e a estrutura está abandonada.
Desde quando foi inaugurado, o posto tinha como compromisso, atender a população dos municípios de Ipixuna e Guajará, no Estado do Amazonas, e Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumarturgo, no Estado do Acre, totalizando sete municípios.
De acordo com o capitão, tenente Carlos Brandão, em conversa com o Juruá Online, os serviços foram transferidos para a nova sede, situada ao lado do batalhão do 61º BIS. “Uma engenheira da capitania dos portos avaliou o prédio e verificou que era importante que abandonássemos o imóvel. A mudança de sede não ocasionou nenhum problema de atendimento ao público e todo o material instalado na antiga agência já foi transferido para cá”, explicou.